sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

QUANDO DEUS SE REVELA ...

Depois disto, o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho e disse... (Jó.38.1).

Um fato bíblico incontestável é que Deus sempre se revelou na história humana. As revelações de Deus são multiformes e envolve pessoas diferentes e culturas diferentes. Aqui neste texto, é destacada a revelação de Deus a Jó, que, sem dúvida, marca o ápice da narrativa sobre a prova de Jó. Há várias outras narrativas no texto sagrado que mostram Deus se revelando ao homem de forma maravilhosa. Exemplos podem ser visto a partir de Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Samuel, Gideão, e segue a lista desta revelação progressiva de Deus. A teofania é dos aspectos da revelação de Deus, e vemos como os homens reagiram diante dela em todas as narrativas do texto sagrado em período distante na história. Foram momentos luminosos e transformador que, da mesma forma como aconteceu com Jó, provocaram profundo impacto na vida desses personagens bíblicos. O fato é que, quando Deus se revela há um propósito, um por que e um para que, nesta revelação Divina. Muitas coisas mudam quando Deus se revela.

Quando Deus se revela, surge um novo tempo.

Quando Deus se revela, há respostas para tudo que era obscuro e duvidoso.

Quando Deus se revela, a noite da aflição termina e surge um novo dia.

Quando Deus se revela, o que é velho será removido e tudo se faz novo. 

Quando Deus se revela, todos os soberbos serão abatidos e os humilhados serão exaltados.

Quando Deus se revela, todos os sábios se calam para ouvirem a sua sabedoria.

Quando Deus se revela, toda justiça própria é anulada e só a sua justiça prevalece.

Quando Deus se revela, todas as dúvidas e inseguranças são retiradas e surge uma nova esperança.

Quando Deus se revela, os amigos de Jó são reprovados e Jó é justificado.

Quando Deus se revela, Jó confessa: "Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido" (Jó.42.2).

Concluímos que, os paralelos entre a teofania vivida por Jó e a revelação profética fica evidente. Tanto Jó como os profetas, foram profundamente impactados pela presença Divina. Mesmo sem dar uma resposta direta a Jó, pelo menos nos termos que imaginávamos, porém, Deus lhe responde com perguntas, convidando-o a contemplar os seus desígnios divino na criação, preservação e sustentação de todas as coisas. Jó fica impactado com revelação de Deus e declara: "Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram, por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza" (Jó.42.5,6 - NVI). Experiências semelhante aconteciam com os profetas diante da revelação Divina, eles passavam a viver uma nova realidade de vida. Que assim seja também conosco, que possamos a cada dia recebermos novas revelações de Deus, a ponto de ficarmos cada vez mais maduros na fé e parecidos com Cristo. Amém! 

* Jó tinha muitas informações acerca de Deus, porém, ele precisava da revelação de Deus para se tornar um crente maduro e completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário