quarta-feira, 1 de setembro de 2021

CONQUISTANDO HEBROM.

Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia ... E Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança. E expeliu Calebe dali os três filhos de Anaque: Sesai, e Aimã, e Talmai, gerados de Anaque (Js.14.12,13;15.14).

Calebe é conhecido como homem de fé por sua determinação e bravura. Ele foi um dos doze escolhidos para espiar as terras de Canaã. Quarenta dias depois de terem espiado a terra, dez desses homens voltaram com um relatório negativo. Eles prestando contas a Moisés, disseram: Fomos à terra à qual nos enviaste. Ela de fato é boa, dá leite e mel, é o seu fruto é abundante. Porém, o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Vimos ali também gigantes, os descendentes de Anaque (Nm 13.27,28). Apenas Josué e Calebe confiaram na vitória, apesar das dificuldades eles deram um relatório positivo: Então Calebe fez o povo calar-se diante de Moisés e disse: Temos de subir e nos apoderar dela, pois com certeza conseguiremos prevalecer contra eles (Nm 13.30). Depois disso, os israelitas confiaram no relatório negativo, dos outros dez espias e chegaram até a pedir a morte dos seus líderes (Nm 14.10). Porém, Calebe e Josué falaram palavras de animo e de fé para o povo.

TRÊS FATOS DETERMINARAM A VITÓRIA DE CALEBE:

PROMESSA.

Ouvindo, pois, o SENHOR a voz das vossas palavras, indignou-se e jurou, dizendo: Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais, salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao SENHOR (Dt.1.34-36).

Então, os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: Tu sabes a palavra que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, por causa de mim e de ti. Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir o SENHOR, meu Deus (Js.14.6,9).

PERSEVERANÇA.

Da idade de quarenta anos era eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia o meu coração. Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus (Js.14.7,8).

Por três vezes é dito no texto que Calebe perseverou em seguir o SENHOR.

... eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus (V.8).

... pois perseveraste em seguir o SENHOR, meu Deus (V.9).

... porquanto perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel (V.14).

FÉ.

Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois, aquele dia, tu ouviste que os anaquins estão ali, grandes e fortes cidades há ali; porventura, o SENHOR será comigo para os expelir, como o SENHOR disse. E Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança. Portanto, Hebrom foi de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até o dia de hoje, porquanto perseverou em seguir o SENHOR, Deus de Israel (Js.14.12-14). 

TOMANDO POSSE DE HEBROM.

E Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança. E expeliu Calebe dali os três filhos de Anaque: Sesai, e Aimã, e Talmai, gerados de Anaque (Js.14.13; 15.14).

Quarenta e cinco anos depois das palavras ditas por Moisés, Calebe, agora com oitenta e cinco anos, lembra a Josué sobre o juramento. E sem medo, pede a cidade de Quiriate-Arba, que é Hebrom (Js 14.13-15). Hebrom era a cidade mais alta da Palestina, com 927 metros acima do nível do mar, situada a 40 Km/Sul de Jerusalém. Calebe, mesmo idoso, possuía a mesma força, o mesmo vigor e a mesma coragem de quarenta e cinco anos atrás. O segredo desta força foi a sua perseverança em seguir o SENHOR.

Hebrom não estava desocupada, mas povoada pelos "anaquins". A estatura desse povo era tão assustadora, que dez dos doze espias se compararam a gafanhotos perante eles (Nm 13.33). Mas Calebe não atentou para nada disso, antes confiou no Senhor para lhe dar a vitória. Muitas vezes nossos montes também estão dominados por gigantes, para nos intimidar e nos deixar dasanimados, mas se confiarmos no SENHOR como fez Calebe, subiremos na força do SENHOR e conquistaremos o que é nosso. Calebe sabia que a força dele provinha do SENHOR, e por isso, pediu uma terra geograficamente alta e cheia de inimigos perigosos. "Josué o abençoou e deu Hebrom a Calebe", a bênção de Josué somando com a fé e a confiança de Calebe no SENHOR, lhe garantiu a posse de Hebrom, com suas montanhas infestadas de gigantes. A benção de Deus hoje, vai nos garantir a posse do monte da provisão, mesmo que estejamos cercados de inimigos. Creia!

CONCLUSÃO:

Calebe tinha a sua vida centrada na Palavra de Deus e o mesmo era sustentado por uma promessa (Dt 1.36). O segredo dele foi perseverar nos caminhos do SENHOR e não dar ouvidos às pessoas que não possuem a mesma visão de conquista. Uma multidão de pessoas contrarias tentam impedir a tua vitória, mas não dê ouvidos a essas pessoas, não desanime com palavras contrárias, apenas persevere e espere na promessa do SENHOR, que você irá gozar das bênçãos da terra de Hebrom. Calebe se apossou, primeiro da promessa, para depois se apossar de Hebrom. O segredo da vitória de Calebe foi a perseverança, a sua fé não se abalou, mas ele soube esperar o tempo certo do cumprimento da promessa. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa (Hb.10.36). Agora é a sua vez de esperar e tomar posse da promessa. Amém! 

As montanhas de HEBROM estavam infestadas de GIGANTES, mas CALEBE não os temeu, os enfrentou em nome do SENHOR e expeliu a todos. Se você temer aos gigantes de Hebrom, NÃO tomará posse das BÊNÇÃOS de Deus. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário