domingo, 10 de abril de 2022

Cristo Nossa Páscoa.


Limpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 
Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade (I Co.5.7,8).

Fermento na Bíblia é símbolo do pecado. Fermento velho fala da nossa condição espiritual do passado, a velha natureza. Uma nova massa sem fermento diz respeito a nossa vida regenerada, nova criatura em Cristo (II Co.5.17). Cristo como nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado por nós. Por isso devemos celebrar a festa, não com o fermento velho da maldade, nem da malícia, mas com os pães sem fermento, pães da sinceridade e da verdade. Precisamos valorizar e fazer valer o grande sacrifício que Cristo fez por nós. Ele quer que sempre nos lembremos do seu sacrifício e da Nova Aliança que Ele nos fez pelo seu sangue. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim (ICo.11.25).

TRÊS ACONTECIMENTOS QUE MARCARAM A PÁSCOA.

1- GETSÊMANE - 

A palavra getsêmani significa “prensa de azeite”, ou seja, local onde a oliveira é esmagada para produção do azeite. Era um jardim situado no monte das Oliveiras em Jerusalém. Na hora mais difícil, após Jesus haver celebrado a páscoa com os seus discípulos, Ele cantou um hino, e saiu para o monte das Oliveiras (Mt.26.30). O monte das Oliveiras era um lugar especial que Jesus costumava ir (Lc.22.39). 
Jesus precisava passar pelo Getsêmani, Ele precisava conversar em secreto com o Pai, a sua alma estava aflita. Ele disse para os seus discípulos: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui e vigiai (Mc.14.34). 
Jesus já sentia o pavor das trevas que estava prestes a se manifestar. No Getsêmani Ele entrou em uma batalha de oração para enfrentar as forças das trevas. Enquanto os discípulos descansavam e dormiam, Jesus orava ao Pai e agonizava diante da luta que teria de enfrentar. No Getsêmani todos nos abandonam e ficamos na solidão, a sois com Deus.

Havia oito frondosas árvore de oliveira ao pé do monte onde fica o jardim das oliveiras.

Jesus como Oliveira verdadeira foi prensado na aflição para em seguida enfrentar a traição, os açoites, os escárnios e por fim a cruz.

O Getsêmane foi o processo de preparação para o Calvário.

E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras (Mt.26.30).

Então, chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani... (Mt.26.36).

E foram a um lugar chamado Getsêmani... (Mc.14.32).

E, saindo, foi, como costumava, para o monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram (Lc.22.39).

Tendo Jesus dito isso, saiu com os seus discípulos para além do ribeiro de Cedrom, onde havia um horto, no qual ele entrou com os seus discípulos (Jo.18.1).

2- CALVÁRIO - Gólgota ou Monte Caveira, era um monte fora dos muros de Jerusalém que tinha um formato semelhante a um crânio humano. Por isso era conhecido como lugar da caveira.

Foi no alto do Gólgata que Cristo conquistou a nossa vitória.

Na cruz Satanás foi derrotado, o pecado foi vencido e a nossa dívida foi paga.

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo (Cl.2.14,15).

3- RESSURREIÇÃO - 

A ressurreição de Cristo foi o divisor de águas que proclamou a vitória sobre o pecado, sobre a morte e sobre Satanás.
Cristo ressuscitou para fazer valer a nossa salvação e nos garantir a vitória (I Co.15.19,20).

Paulo diz: Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa fé e a nossa pregação, mas agora Cristo ressuscitou e foi feito as primícias dos que dormem (I Co.15.14,20). 

Podemos afirmar com todas as letras, e proclamar em alto e bom som: Jesus Cristo ressuscitou! Ele está vivo! 

Ele apareceu ao apóstolo João na ilha de Patmos e disse-lhe: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno! (Ap.1.17,18).

O túmulo de Jesus está vazio, mas o trono está ocupado. 

As religiões valorizam os túmulos dos seus fundadores e até os visitam. A cristandade não precisa valorizar túmulo nem visitar, porque nosso Cristo não ficou no túmulo, Ele ressuscitou, subiu ao céu e está assentado a destra da Majestade. Aleluia!  

Cristo Nossa Páscoa.
Na Páscoa há Livramento.
Na Páscoa há Salvação.
Na Páscoa há Libertação.
Na Páscoa nós passamos da Morte para Vida.
Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário