terça-feira, 12 de abril de 2022

SALMOS 24 - Três Verdades.


Este salmo de Davi faz alusão a três eventos que são verdadeiros dignos de cântico de louvor. Segundo C. H. Spurgeon, este hino sacro provavelmente foi escrito para ser cantado quando a Arca da Aliança foi tirada da casa de Obede-Edom, para permanecer dentro de cortinas sobre o monte de Sião. Este salmo era cantado na subida para Sião, lugar onde ficou a Arca por longos anos. A visão de Davi olhava além da subida da Arca, ele via a sublime ascensão do Rei da glória. 

Este Salmo Forma Uma Tríade:

O Salmo 22 apresenta o Messias Sofredor.

O Salmo 23 apresenta o Pastor Excelente.

O Salmo 24 apresenta o Rei da Glória. 

ESTE SALMO CONSISTE EM TRÊS PARTES:

1- Glorifica o Verdadeiro SENHOR e louva o seu Domínio Universal.

Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque Ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre os rios (1,2).

O SENHOR  é o Grande proprietário da terra, e de tudo o nela há, inclusive dos homens. Existiram e ainda existem muitos requerentes que insistem em serem os proprietários da terra. Porém, a terra não é propriedade legitima de ninguém. Não é dos grandes conquistadores, nem dos imperadores, nem do papado quando governava na idade média, nem dos ídolos dos homens, nem do Diabo. O único e exclusivo proprietário da terra é o SENHOR. Aleluia! 

2- Identifica a Geração dos Verdadeiros Adoradores.

Quem subirá ao monte do SENHOR ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura com engano. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó (3-6).

Esta geração são aqueles que podem e vivem em comunhão com Deus. São aqueles que vivem de forma verdadeira, sem hipocrisia e sem maldade; que buscam verdadeiramente a face do SENHOR. 

3- Retrata a Ascensão do Verdadeiro Redentor, o Rei da Glória.

Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos , ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. 

Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra. 

Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.

Quem é este Rei da glória? O SENHOR dos Exércitos; Ele é o Rei da Glória (7-10).

Este Rei da Glória que é proclamado por duas vezes no salmo, não é outro, Ele é o Redentor da humanidade, Jesus Cristo. Ele é o Rei da Glória, o SENHOR dos Exércitos, que venceu as nossas guerras. Ele venceu o mundo, venceu o pecado, venceu Satanás, venceu a morte, venceu o inferno e foi eleito por Deus o nosso verdadeiro Redentor, Senhor e Salvador. Ele subiu ao céu e abriu as portas do céu para a entrada de seus eleitos (a sua igreja). Aleluia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário