sexta-feira, 15 de abril de 2022

JUDAS - O "amigo" TRAIDOR.

 

Então, um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e disse: Que quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhes pesaram trinta moedas de prata. E, desde então, buscava oportunidade para o entregar (Mt.26.14-16).

Judas foi um homem privilegiado por ter sido um dos doze escolhidos para ser discípulo de Jesus. Ele tinha um cargo de confiança, era o tesoureiro, o homem que administrava as finanças e fazia prestação de contas ao Mestre e a todo colegiado apostólico (Jo.12.6; 13.29). Judas não foi chamado nem escolhido para ser o traidor, mas ele próprio decidiu ser. Qualquer um dos apóstolos poderiam ter sido o traidor, porém, Satanás encontrou lugar em Judas. 

INFORMAÇÕES SOBRE JUDAS:

Judas em grego é Ioudas, que no hebraico corresponde o nome Yehudah ou Judá, que significa abençoado ou louvado. Judas é o nome que aparece mais vezes nos evangelhos (20 vezes), depois de Simão Pedro.

Todos os apóstolos eram oriundos da Galileia, exceto Judas. O sobrenome Iscariotes indica a região de onde ele veio. "Iscariotes" é um termo que tem a junção de duas palavras hebraicas: "Ish" (que significa homem), e Quiryot ou Quiryat, que é o nome de uma cidade. Sendo assim, ele era chamado "homem de Quiriote". É bem provável que Judas fosse de uma cidade ao sul da Judeia, chamada Quiriote-Hezrom (Js.15.25). Seu pai chamava-se Simão (Jo.6.71). A morte de judas é relatada com detalhe no livro de Atos 1.16-20. 

JESUS CHAMA JUDAS DE AMIGO.

E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e porretes, vinda da parte dos príncipes dos sacerdotes e dos anciãos do povo. E o traidor tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi. E beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus e o prenderam (Mt.26.47-50).

A profecia já dizia que o Messias seria traído por um amigo íntimo: Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar (Sl.41.9). Jesus não foi pegue de surpresa, ele já sabia o dia e a hora em que Judas o haveria de trai-lo. Todavia, Ele disse a Judas: "Amigo, a que vieste"? Jesus não chamou Judas de amigo por hipocrisia, nem em tom de ironia, mas de forma verdadeira, como Ele sempre foi. O caráter de Judas é que não correspondeu a lealdade do seu amigo Jesus, mas Cristo não mudou, lhe chamou de amigo.

Na verdade, o traidor não um inimigo, e sim um "amigo". Geralmente para o inimigo nós fechamos a guarda e o mantemos em alerta. Já para o amigo nós abrimos a guarda e até confidenciamos coisas da nossa intimidade. Mas aí é onde mora o perigo, porque quem trai não é o inimigo e sim o "amigo". O salmo de Davi que retrata o sofrimento de Cristo, diz: Pois não era um inimigo que me afrontava; então, eu o teria suportado; nem era o que me aborrecia que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido, mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. Praticávamos juntos suavemente, e íamos com a multidão à Casa de Deus (Sl.55.12-14). Quanto mais íntimo for o amigo, maior será a dor da traição no coração do que foi traído ou traída. Cuidado! Aqueles que você pensa ser seus amigos, muitas vezes não são, mas estão te apunhalando pelas costas. 

O ARREPENDIMENTO DE JUDAS.

Então, Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar (Mt.27.3-5).

Judas ficou sabendo que o seu pecado levaria Jesus à morte, por isso procurou os príncipes dos sacerdotes para se desfazer das trinta moedas de prata. Aos quais ele disse: Pequei, traindo sangue inocente. Eles disseram: Que nos importa? Esse problema é contigo. Satanás seduziu e induziu Judas ao erro, para em seguida desmoralizá-lo e deixa-lo perturbado. Com profundo pesar em sua consciência, vendo-se sem saída, Judas desesperadamente lança as moedas no templo e vai enforca-se.

30 MOEDAS DE PRATA era o preço de um escravo que determinava a lei de Moisés (Ex.21.32). Esta não era uma grande quantia em valor monetário, mas foi o preço acertado pelo avarento Judas com os príncipes dos sacerdotes para trair o Cristo. 

ACELDAMA - O CAMPO DE SANGUE que foi comprado com as moedas de prata da traição.

E os príncipes dos sacerdotes, tomaram as moedas de prata, disseram: Não é lícito metê-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue. E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros. Por isso, foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue (Mt.27.6-8; At.1.16-19). 

Mateus declara que Judas retirou-se e foi-se enforcar (25.5). Atos 1.18 registra que ele morreu ao cair: ... precipitou-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. O que Judas provavelmente fez foi lançar-se sobre uma estaca pontiaguda. Triste fim de Judas, um amigo de Jesus que lhe foi confiado o cargo de tesoureiro do grupo. Um homem que estava sendo treinado para ser um apóstolo poderoso no Reino de Deus, mas infelizmente não vigiou e foi enganado pela sedução do Tentador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário