terça-feira, 12 de julho de 2022

A DECLARAÇÃO DO CENTURIÃO.


E o centurião que estava defronte dele, vendo que assim clamando expirava, disse: Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus (Mc.15.39).

O centurião era um capitão romano que comandava cem homens. Estava sob o seu comando uma guarnição na crucificação dos dois malfeitores e de Cristo. O centurião foi testemunha ocular da crucificação de Cristo, ele viu e ouviu todos os insultos e blasfêmias que fizeram contra Cristo. Ele ouviu as últimas palavras de Cristo na cruz. Também presenciou todos os fenômenos sobrenaturais que aconteceram quando Cristo deu um grande brado e expirou. Diante de tudo que viu e ouviu, o centurião declarou: "Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus".

A declaração do centurião foi um testemunho de fé e coragem diante dos seus soldados e dos que ali estavam. Com esta declaração ele estava correndo o risco de ser punido pelo governo romano e até perder o cargo de oficial romano. Mas ele não se conteve diante de tudo que viu, o sofrimento de Cristo e sua humilhação, mexeu com o espírito do centurião e ele teve um sentimento de reconhecimento e fé. No evangelho de Lucas está escrito: E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo (Lc.23.47). A tradição diz que este centurião converteu-se a Cristo, tornando-se um discípulo fervoroso, passou a ser perseguido por pregar o evangelho e morreu por amor a Cristo. Mas não negou a sua fé em Cristo. Que exemplo marcante, que possamos declarar a nossa fé em Cristo e sustenta-la até o fim, nem que custe a nossa vida. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário