quinta-feira, 25 de maio de 2017

O ÚLTIMO MILAGRE DE ELISEU

Depois, morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra de Israel, à entrada do ano. E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram um bando e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem e tocando os ossos de Eliseu, reviveu e se levantou sobre os seus pés
(II Reis, 13.20,21).

É interessante observarmos que o último milagre de Eliseu aconteceu após sua morte. Eliseu já estava morto quando ocorre algo que desafia a razão humana. Como pode os restos mortais de um homem ter o poder de ressuscitar um defunto? Entendemos que, quando Deus quer tudo é possível. O texto sagrado relata: Certa ocasião, enquanto alguns israelitas sepultavam o corpo de um homem, avistaram de repente um bando de moabitas; então, apavorados, jogaram o cadáver no túmulo de Eliseu e fugiram. Assim que o corpo do homem encostou nos ossos de Eliseu, o homem voltou à vida e se levantou da sepultura. 
Essa passagem revela pelo menos dois aspectos dos atributos de Deus: Sua eternidade e soberania. 
Suas promessas não morrem quando morrer um profeta de Deus; nem tão pouco deixa de cumprir a sua palavra quando as circunstâncias parecem dizer o contrário. Ao permitir que o toque nos restos mortais de Eliseu desse vida a um morto, Deus mostrava ao rei Jeoás que a morte de Eliseu não iria impedir aquilo que há algum tempo Ele havia prometido. Deus é fiel e zela pela sua palavra para a cumprir. Aqui é possível perceber que, mesmo depois de morto, o nome de Eliseu continuaria a ser lembrado como um autêntico homem de Deus. 
Os estudiosos da bíblia destacam que esse milagre, envolvendo os restos mortais de Eliseu mostra que o SENHOR cumpri com a sua palavra, conferindo a Eliseu o título de profeta da porção dobrada.
O último pedido de Eliseu a Elias foi: "Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim"(II Reis, 2.9). Durante todo o ministério de Elias há registros de sete milagres operados por ele. Ao ponto que, durante todo ministério de Eliseu, há registros de quatorze, treze em vida e o décimo quarto depois de morto. Eliseu foi o profeta da porção dobrada porque fez muito mais; teve uma participação ativa na vida espiritual, moral e social da nação.

SETE MILAGRES OPERADOS POR ELIAS:

1. Elias detêm a força da natureza ao predizer falta de chuva (I Reis, 17.1).

2. Elias multiplica a farinha e o azeite da viúva (I Reis, 17.8-16).

3. Elias ressuscita o filho da viúva (I Reis, 17.17-24).

4. Elias faz descer fogo do céu diante dos profetas de Baal e Aserá, e do povo de Israel (I Reis, 18.17-40).

5. Elias ora e faz chover (I Reis, 18.41-46; Tiago, 5.17,18).

6. Elias faz descer fogo do céu por duas vezes e morrem 102 homens (II Reis, 1.9-18).

7. Elias fere o rio Jordão com a sua capa e as águas se separam (II Reis, 2.7,8). 

QUATORZE MILAGRES OPERADOS POR ELISEU:

1. Eliseu abre o rio Jordão com a capa de Elias (II Reis, 2.12-14).

2. Eliseu sara as águas de uma cidade (II Reis, 2.19-22).

3. Eliseu amaldiçoa os rapazes que zombaram dele e duas ursas saíram do bosque e despedaçaram 42 rapazes (II Reis, 2.23-25).

4. Eliseu prever muitas águas, e acontece de forma sobrenatural (II Reis, 3.1-27).

5. Eliseu aumente o azeita da viúva (II Reis, 4.1-7).

6. Eliseu ressuscita o filho da viúva ( II Reis, 4.8-37).

7. Eliseu desfaz o veneno que havia na panela (II Reis, 4.38-41).

8. Eliseu multiplica vinte pães e alimenta cem homens (II Reis, 42-44).

9. Eliseu cura o comandante Naamã de lepra (II Reis, 5.1-14).

10. Eliseu traz juízo de lepra sobre Geazi por causa da sua desobediência (II Reis, 5.20-27).

11. Eliseu faz flutuar o ferro de um machado ( II Reis, 6. 1-7).

12. Eliseu salva o exército de Israel de forma sobrenatural (II Reis, 6.8-23).

13. Eliseu prediz uma abundância de comida que acontece de forma inusitada (II Reis, 7.1-20).

14. Eliseu depois de morto, seus ossos ressuscita um homem ( II Reis, 13.20,21). 

CONCLUSÃO:
Eliseu foi um profeta que realizou grandes milagres, ele sobrepujou a todos os outros profetas por ter feito mais milagres. Todavia ele morre de forma irônica, um homem que curou a muitos morreu acometido de uma doença. Isto nos mostra a soberania de Deus, e que nem tudo acontece de forma que queremos. Pense nisso.

8 comentários:

  1. Um homem usado por Deus nos deixa exemplo de fé coragem e obediência para com Deus e acima de tudo sábio pois pediu porção dobrada do espírito de Elias

    ResponderExcluir
  2. Um homem usado por Deus nos deixa exemplo de fé coragem e obediência para com Deus e acima de tudo sábio pois pediu porção dobrada do espírito de Elias

    ResponderExcluir
  3. Nada é impossível para Deus paí 🙏

    ResponderExcluir
  4. Oq aconteceu com esse soldado depois que ele ressuscitou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vem ao caso, não importa, se viveu mais 30 anos e morreu de novo, ou foi morto logo em seguida pelos moabitas após ressuscitar, não vai mudar nada, o importante aí é só a mensagem do Deus que ressuscita um morto através de outro morto. Poder sem precedência.

      Excluir
  5. Muito bom e profundo , vejo Deus honrando um pedido de um servo; mesmo morto Deus não esqueceu do ultimo milagre, Deus quis dizer dos meu servos mesmo nas sepultura , está em minha memoria, GLORIAS A DEUS .

    ResponderExcluir
  6. Deus mostra que quem fazia os milagres era ele e não Eliseu, que era apenas um servo dele! Ainda mostra para o rei e para a nação, que mesmo Eliseu havendo partido, Deus continuaria agindo segundo a sua vontade e poder!
    E também para confirmar o pedido de Eliseu a Elias, porção dobrada do teu espírito em mim! Faltava um milagre!

    ResponderExcluir