sábado, 3 de junho de 2017

CORRENDO ATRÁS DA CARRUAGEM

Quando Naamã já estava a certa distância, Geazi, o servo de Eliseu, o homem de Deus, protestou: “O meu senhor poupou este sírio Naamã, negando-se aceitar dele alguma gratificação do muito que trazia! Tão certo como vive o SENHOR, irei atrás dele e receberei dele alguma recompensa!” Em seguida, partiu Geazi às pressas com o objetivo de alcançar Naamã, que, percebendo sua aproximação, parou sua carruagem e desceu para encontrá-lo e indagou: “O que houve? Está tudo bem?” Ao que Geazi respondeu prontamente: “Sim, tudo bem. Mas meu senhor enviou-me para informar-te que dois jovens irmãos, discípulos dos profetas, acabaram de chegar, vindos dos montes de Efraim. Portanto, rogo-te, dê-lhes um talento, trinta e cinco quilos de prata, e duas vestes de gala!” Diante do que Naamã respondeu generosamente: “Aceita, pois, dois talentos!” Ele insistiu com Geazi para que aceitasse aquela oferta e colocou os setenta quilos de prata em duas sacolas, com as duas mudas de roupas finas, e entregou tudo a dois de seus servos, os quais foram à frente de Geazi, transportando as sacolas. Assim que Geazi chegou à colina onde Eliseu morava, tomou as sacolas das mãos dos servos de Naamã e as guardou em casa. Ordenou que os servos retornassem, e eles partiram. Em seguida entrou e apresentou-se ao seu senhor Eliseu. E este lhe indagou: “De onde vens, Geazi?” Ao que ele replicou: “Teu servo não foi à parte alguma!”
No entanto Eliseu lhe afirmou: “Porventura não fui contigo em espírito, quando aquele homem voltou do seu carro ao teu encontro? Certamente este não era o momento para receberes prata e roupa, tampouco para cobiçares olivais, vinhas, ovelhas, bois, servos e servas! Por esse motivo a lepra, a enfermidade que assolava a pele de Naamã, atingirá a tua pessoa e todos os teus descendentes para sempre!” E assim Geazi saiu da presença de Eliseu já leproso, e seu corpo parecia coberto de neve. (II Reis, 5.20-27).

Eliseu foi um homem de Deus que durante o seu ministério profético foi grandemente usado por Deus. Entre os muitos milagres operados por Deus através do profeta, está a cura da lepra do comandante do exército da Síria, Naamã. Quando Naamã cumpriu a ordem do profeta, mergulhando sete vezes no rio Jordão, ele foi totalmente purificado da sua lepra (II Reis, 5.14). Percebendo que estava curado, ele vai a Eliseu, e em forma de agradecimento oferece ao profeta uma recompensa.
Todavia, mesmo insistindo para que Eliseu aceitasse, ele não aceitou. 
Porém, Geazi, servo de Eliseu, não teve a maturidade de seu senhor e deu lugar à ganância. Correu atrás da carruagem de Naamã, mentiu para ele e tomou para si parte do dinheiro e duas vestes (5.20-24). Depois de esconder os presentes, Geazi voltou a servir Eliseu como se nada tivesse acontecido (5.25), mas o SENHOR revelou ao profeta o que Geazi havia feito. A ganância gera mentiras e outros pecados.  

OS PECADOS DE GEAZI:

MENTIRA.

Geazi não tinha outro argumento para justificar a Naamã  sobre o porque de Eliseu lhe mandar pedir parte dos presentes que antes ele tinha rejeitado; se não mentir. Com esta atitude, Geazi deixa transparecer que lhe faltou o temor a Deus. Quando o homem perde o temor (respeito) a Deus, ele fica vulnerável em cair em muitas fraquezas. Ele mentiu para Naamã, mentiu para Eliseu, só não para Deus.

AMBIÇÃO.

A ambição de Geazi o levou a ruína. A bíblia diz: Não ambicioneis coisa altas, mas acomodai-vos às humildes (Romanos, 12.16). Geazi presenciou quando Naamã ofereceu a Eliseu todos aqueles presentes, foi quando ele cobiçou no seu coração e teve um desejo ardente de possuir todos aqueles bens. A ambição nada mais é do que um desejo intenso de alcançar determinado objetivo, dinheiro, bens material, poder, glórias, etc. A ambição de Geazi foi tão intensa que ele não foi capaz de controlar, antes, deu lugar a este desejo exagerado e correu atrás da carruagem dos presentes de Naamã. Infelizmente, na época atual, há muitos cristãos seguindo o mal exemplo de Geazi, ambicionando coisas que Deus não se agrada, e correndo atrás da carruagem do Diabo.  

GANÂNCIA.

Ganância é um sentimento humano que se caracteriza pela vontade de possuir somente para si próprio tudo o que existe. É um egoísmo excessivo direcionada principalmente à riqueza material, nos dias de hoje pelo dinheiro. É o pecado da avareza.
A ganância gera mentiras e outros pecados. Geazi foi tomado por um sentimento de ganância e deixou-se dominar. Nem um de nós estamos isentos de sermos tentados por este sentimento de ganância, porém cabe a nós resistir e ter domínio sobre os nossos desejos. Este sentimento também pode está relacionado a pratica de sexo ilícitos, poder, dinheiro e coisas semelhantes. Que possamos ter domínio próprio, e que este pecado da ganância ou cobiça não tenha domínio sobre nós. 

AS PERDAS DE GEAZI.

Geazi até então era considerado por Eliseu o seu moço de confiança. Mas a partir dessa sua atitude gananciosa, ele passa a ter perdas irreparáveis. Geazi perdeu muito mais que a saúde, ele perdeu o favor de Deus, a confiança de Eliseu e a sua boa reputação. 
É preciso termos muito cuidado e nos policiarmos em relação as nossas atitudes, pois podemos ter perdas irreparáveis. Sejamos prudentes, o pecado está ao nosso redor e bate a nossa porta todos os dias.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário