segunda-feira, 26 de agosto de 2019

TEMPOS DE GRANDES PROSPERIDADES.

E haverá estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e ciência; e o temor do SENHOR será o seu tesouro (Isaías, 33.6).

A aplicação imediata deste capítulo 33 de Isaías, faz menção ao estabelecimento do Reino de Deus em sua plenitude, que segundo a escatologia, acontecerá no período do milênio.
Porém, no contexto histórico desta profecia, a nação de Judá que era governada pelo rei Ezequias,   vinha sofrendo constantes ameaças por parte do rei da Assíria, nos tempos do profeta Isaías. O povo de Deus vivia sob uma tensão política e militar, era uma época de prosperidade para a nação de Judá; mas havia insegurança, pois os exércitos da Assíria estava prestes a atacar o reino de Judá.

ESTABILIDADE.

Estabilidade é a qualidade daquilo que é estável, isto nos fala de firmeza, solidez, segurança e prosperidade. A prosperidade de uma nação depende da sua estabilidade política, econômica e social. A prosperidade de uma pessoa, depende da sua estabilidade emocional, familiar e financeira. A estabilidade espiritual, depende da nossa devoção sincera ao Deus vivo e verdadeiro, o nosso conhecimento e comunhão com Ele, e consequentemente a nossa maturidade cristã. Deus quer que vivamos uma vida de estabilidade material e espiritual, só depende de nós nos dispormos a sacrificar e viver uma vida de renúncias.

ABUNDÂNCIA DE SALVAÇÃO.

Com a vinda do Redentor, Jesus Cristo, a porta da salvação foi aberta para todos os povos, línguas, raças e nações. Nunca na história da humanidade houve um número tão grande de pessoas salvas como em nossos tempos. A graça é abundante, ela manifestou-se na pessoa de Jesus Cristo. Está escrito: Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens (Tito, 2.11). O pecado veio para destruir e separar o homem de Deus. Mas, onde abundou o pecado, superabundou a graça (Romanos, 5.20). Que possamos viver e desfrutar desta abundante graça, que a nossa família, parentes e amigos, sejam todos alcançados pela graça de Deus e desfrute desta grande salvação. Amém!

SABEDORIA.

Esta sabedoria não está relacionada ao saber, mas no proceder de uma vida conduzida com prudência em meio a uma geração perversa e corrompida. Há pessoas que são sábias porque tem um vasto conhecimento na área do saber. Todavia, o sábio de coração é aquele que se conduz com prudência e agi com sabedoria. Este tipo sabedoria é para aqueles temem ao SENHOR e buscam obedecer a palavra de Deus. A obediência produz sabedoria. Quando Moisés exorta o povo à obediência, ele diz: Guardai-os, pois, e fazei-os, porque esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Este grande povo é só gente sábia e inteligente (Deut.4.6). No salmo 90 Moisés disse: Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio (Salmos, 90.12). Quando nós alcançarmos um coração sábio e nos tornarmos maduros em Deus, haverá um grande progresso e prosperidade espiritual e material em nossa vida.

CONHECIMENTO.

Este conhecimento está relacionado ao SENHOR, e não ao conhecimento secular. Este conhecimento será progressivo e constante e causará um grande impacto na vida das pessoas. Este conhecimento tem haver com a nossa vida de intimidade e comunhão com Deus. Por falta de conhecimento o povo perece e é destruído, mas com o conhecimento de Deus haverá prosperidade. O profeta Oséias disse: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento ... (Os.4.6). Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR ... (Os.6.3). A questão não é conhecer simplesmente o Livro do SENHOR, mas conhecer também o SENHOR do Livro. Há pessoas que tem um bom conhecimento bíblico, mas não tem nada de Deus. Seja prospero em conhecer o Livro e o autor do Livro.

TEMOR DO SENHOR.

A profecia de Isaías diz: "O temor do SENHOR será o seu tesouro". Ou seja, temer ao SENHOR é algo de grande valor. Este temor não significa ter medo, mas implica em respeito, reverência e obediência ao SENHOR. O segredo para viver uma vida prospera é temer ao SENHOR e andar no seu caminho. Está escrito: Feliz aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR! (Salmos, 128.1-4). Haverá uma grande prosperidade na vida do homem que teme ao SENHOR, e consequentemente Deus abençoará a todos seus descendentes. Portanto, faça a sua parte, busque ao SENHOR, Ele é a sua grande prosperidade.

* O tempo de instabilidade passou, e chegou o tempo de estabilidade, firmeza, segurança e grande prosperidade. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário