domingo, 1 de setembro de 2019

7 TIPOS DE CORAÇÕES NOS LIVROS POÉTICOS.

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida (Pv.4.23).
O coração é a sede das emoções, dos pensamentos e vontade. A maior sabedoria de um homem é quando ele consegue controlar as emoções do seu coração e guarda-lo da corrupção do pecado. Quando não controlamos as nossas emoções, pensamentos e vontade, o nosso coração fica vulnerável e pode cair em muitas tentações que irão nos levar a morte espiritual, e possivelmente física. As loucuras do coração de um homem pode leva-lo a ruína e total destruição. A mente dá muitas voltas, e o nosso coração pode nos enganar. Está escrito: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações (Jr.17.9,10). Só Deus conhece os corações, a verdade é que, nós mesmos não nos conhecemos. Todavia, devemos buscar o equilíbrio, sendo mais racional em determinadas situações. Moisés faz um pedido a Deus, ele pede um coração sábio: Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio (Sl.90.12). Contar os dias aqui, significa viver com prudência em nosso dia-a-dia. Só assim iremos amadurecer e viver uma vida de estabilidade emocional com um coração sábio.

1- CORAÇÃO ALEGRE.

O coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate (Pv.15.13).
Todos os dias do aflito são maus, mas o de coração alegre tem um banquete contínuo (Pv.15.15).

2- CORAÇÃO PREPARADO.

Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei e salmodiarei com toda a minha alma (Sl.108.1).
Se tu preparaste o teu coração, estende as tuas mãos para ele (Jó.11.13).

Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do SENHOR, e para cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos (Esdras, 7.10).

Sucedeu, pois, que, havendo Roboão confirmado o reino e havendo-se fortalecido, deixou a Lei do SENHOR, e, com ele, todo Israel. E fez o que era mau, porquanto não preparou o coração para buscar o SENHOR (II Cr.12.1,14).

3- CORAÇÃO FORTALECIDO.

Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR (Sl.27.14).

4- CORAÇÃO QUEBRANTADO.

Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito (Sl.34.18).
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus (Sl.51.17).

5- CORAÇÃO PURO.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto (Sl.51.10).
Verdadeiramente, bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração (Sl.73.1).

6- CORAÇÃO SINCERO.

Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei. Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero (Salmos, 101.1,2).

7- CORAÇÃO SÁBIO.

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio (Sl.90.12).
viver com prudência é a melhor maneira para se alcançar um coração sábio. Só é possível ter um coração sábio, quando atingirmos a plena maturidade na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário