sexta-feira, 1 de novembro de 2019

O PROBLEMA ESTÁ NA ALMA.

Olhei para a minha direita e vi; mas não havia quem me conhecesse; refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma. Tira minha alma da prisão ... (Salmos, 142.4,7).

Davi neste salmo, relata uma fase de grande tribulação e angústia na sua alma. Nesta ocasião, Davi estava em uma caverna, escondendo-se do rei Saul que o perseguia com uma comitiva de homens,  procurando-o por toda a parte para mata-lo. Na caverna Davi estava isolado, solitário e esquecido de tudo e de todos. Ele diz: "Olhei em minha volta, mas não havia ninguém que me desse atenção, refúgio me faltou, ninguém se importa com a minha alma"(vers.4). Davi precisava de uma ajuda física e espiritual. Mas a ajuda humana geralmente falha quando mais precisamos. "O homem tem muitos amigos na prosperidade, só um na adversidade" (G.R.). Davi estava em apuros e só tinha Deus a quem clamar: "Estou muito abatido, livra-me dos meus perseguidores, porque eles são mais fortes do que eu". "Minha alma está na prisão". "Livra-me". "Tira minha alma da prisão" (Vres.6,7). Davi estava se sentido oprimido, ele clamava pela libertação da sua alma que estava em angústia. No final da sua súplica ele diz: Liberta-me da prisão, e renderei graças ao teu nome. Então os justos se reunirão à minha volta por causa da tua bondade para comigo (vers.7). Provavelmente, Deus tirou Davi desta angústia, Deus deu ouvidos ao seu clamor e libertou a sua alma aflita.

Há momentos na vida em que estamos como Davi, carecendo de cuidados especiais, de uma palavra amiga, de compreensão e estímulo. Muitas vezes a tribulação e a angústia insistem em nos ferir. Quando não há esperança, quando os nossos sonhos se desvanecem e o futuro parece sombrio e sem alento. Quando a tristeza chega trazida pelas decepções da vida e se instala, sem nenhuma perspectiva de ir embora. Quando não conseguimos cantar e jogar a tristeza fora. Quando se instala a bagagem pesadíssima e não há força para remove-la. Quando os amigos, que sempre são poucos, estão ocupados, sem tempo para ouvir. Quando estamos aguardando uma mensagem de conforto, que desejamos muito para confortar a nossa alma ... Não há resposta, ninguém aparece. Resta apenas o lamento triste: "Ninguém cuidou da minha alma".
É o Salmo da caverna, não há luz, não há conforto, não há amigo, o medo quer nos dominar, parece que estamos sem condições de retorno, pois o inimigo espreita do lado de fora aguardando o momento do abate. Mas, há um Deus que nos ouve quando clamamos, Ele vem ao nosso socorro e nos tira do calabouço.
Carecemos de cuidados especiais, não de fontes humanas, mas da fonte Divina. Precisamos caminhar com Deus pelos caminhos da sua multiforme graça. Precisamos da presença do Espírito Santo, que intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm.8.26). São os gemidos da alma, que só o Espírito de Deus consegue decifrar e responder. Esta relação da alma com Deus jamais será explicada em linguagem humana. Mas a alma que a usufrui sabe entender que a presença Divina é fonte de ânimo e cuidados especiais. Haverá luz nas cavernas da vida e companhia na solidão. Deus é especialista em cuidar das almas dos que nEle crer. Jesus Cristo é o nosso Pastor e Bispo da nossa alma. Permita que Ele cuide da sua alma. Ele tem o balsamo que cura a nossa alma, e sabe aplicar o lenitivo correto a cada alma que o busca. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário