domingo, 12 de abril de 2020

O LENÇO DOBRADO.

Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro. Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou. A seguir. Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho, bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho (Jo.20.3-7).

Esta citação do lenço dobrado é narrado apenas no evangelho de João. Maria Madalena foi a primeira a chegar ao sepulcro de Jesus, inclusive também a vê-lo ressurreto. João nos informa que no primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu a pedra da entrada tinha sido removida. Ela correu e avisou a Pedro e a João, que não tardaram em correr apressadamente para ali chegarem e constatarem os fatos relatados por Maria Madalena. Diz o texto que João correu na frente de Pedro e chegou primeiro. Talvez por ele ser mais novo, levou vantagem por ter mais força física e resistência do que Pedro. Ele chegou primeiro, mas não entrou no sepulcro, apenas curvou-se e olhou para dentro. Pedro chegou em seguida, e foi mais ousado, ele entrou no sepulcro e observou um detalhe que João não viu: "O lenço dobrado".

O QUE SIGNIFICA, "O LENÇO DOBRADO"?
POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO QUE COBRIA A SUA FACE?

Na tradição judaica, é do conhecimento de qualquer menino judeu, tendo a ver com o senhor e o servo. Diz a tradição que, quando o servo colocava a mesa de jantar para o seu senhor, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira como seu senhor queria.
A mesa era colocada com cuidados, e o servo esperava, fora da visão do seu senhor, até que o mesmo terminasse a refeição.
O servo nunca poderia se atrever a tocar na mesa antes que o seu senhor tivesse terminado a sua refeição. Ao terminar a refeição, o senhor se levantava, limpava os dedos, a boca e sua barba e enrolava o lenço e o jogava sobre a mesa.
Naquele tempo, o lenço enrolado queria dizer: "Eu terminei."
No entanto, se o senhor se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o servo jamais ousaria tocar na mesa, porque o lenço dobrado queria dizer: "Eu voltarei!"
Ao deixar o lenço dobrado, o Senhor Jesus está deixando para os judeus e para a sua igreja a seguinte  mensagem: "Eu voltarei!".
Vale a pena esperar.
Há uma lição a ser aprendida por nós, ainda que o ensino esteja nas entrelinhas do texto.
Na ressurreição de Jesus, Ele tem uma mensagem especial para sua igreja.
Ele dobrou o lenço, "Ele voltará!" Maranata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário