domingo, 31 de maio de 2020

CINCO ATITUDES DE UM VENCEDOR NO SALMOS 37

Neste salmo Davi trança um paralelo entre o justo e o ímpio, ele mostra que há uma grande diferença entre aquele que serve a Deus e o que não serve. Davi começa o seu cântico exortando o justo a não ter inveja dos que praticam a iniquidade: "Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade" (v.1). Na sequencia deste salmo, Davi faz uma série de comparações entre o justo e o ímpio, e chega a conclusão e diz: "Quanto aos transgressores, serão à uma, destruídos, e as relíquias dos ímpios todas perecerão. Mas a salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo de angústia. E o SENHOR os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele"(vs.38-40). Neste salmo o ímpio aparentemente é "próspero", apesar de toda a sua maldade. Porém, é o justo que se destaca como um grande vencedor. O conselho de Davi neste cântico, para que o justo seja um vencedor é: Confiar, deleitar-te, entregar, descansar e esperar no SENHOR.

1- CONFIAR.
Confia no SENHOR e faze o bem, habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado (v.3).

2- DELEITAR-SE.
Deleita-te também no SENHOR, e Ele te concederá o que deseja o teu coração (v.4).

3- ENTREGAR.
Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e Ele tudo fará (v.5).

4- DESCANSAR.
Descansa no SENHOR e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos (v.7).

5- ESPERAR.
Espera no SENHOR e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados (v.34).

Na conclusão de tudo, o SENHOR é a salvação e a vitória final dos justos. No SENHOR está a nossa vitória, com está o galardão para dar aos que o buscam e confiam nele. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário