segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

VIVENDO O FERVOR ESPIRITUAL.

Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor (Rm.12.11).

O fervor espiritual foi a grande tônica da igreja primitiva. Este fervor espiritual foi resultado do compromisso com a palavra de Deus e com a pratica constante da oração. Mais do que nunca, os crentes da atualidade estão precisando urgentemente viver uma vida cristã fervorosa e compromissada com o Reino de Deus. Um dos grandes problemas da falta de fervor espiritual em muitos crentes, é a negligência da leitura da Bíblia e a pratica da oração. A grande estratégia de Satanás é manter os crentes presos nos entretenimentos, horas a fio em redes sociais, navegando pela internet e não tendo tempo para ler a Bíblia, nem tão pouco de buscar a Deus em oração. 

TRÊS CARACTERÍSTICAS DE UM CRISTÃO QUE ESTÁ VIVENDO O FERVOR ESPIRITUAL:

1- Amor a Palavra de Deus.

A nossa devoção, apego e dedicação ao Livro do SENHOR, deve ser prioridade em nossa vida. Tal era o amor do poeta pela Lei do SENHOR que ele declarou: Oh! Quanto amo a tua Lei! É a minha meditação em todo o dia! A tua palavra é muito pura; por isso, o teu servo a ama (Sl.119.97,140). 

2- Vida de oração.

Uma vida de oração deve ser algo comum na vida do crente que vive em comunhão com Deus. Oração e jejum são importantes exercícios espirituais na vida do cristão.

3- Cheio do Espírito Santo.

Viver cheio do Espírito Santo é o resultado da nossa devoção a Palavra de Deus, e da nossa dedicação a pratica da oração. 

SEIS PRATICAS CONSTANTES PARA MANTER O FERVOR ESPIRITUAL:

1- Andar com prudência e sabedoria (v.15).

A leitura da Bíblia nos torna sábios e prudentes (II Tm.3.15; Sl.119.100). Prudência, prontidão e vigilância devem ser uma pratica em nossa vida diária. Satanás não brinca de ser diabo, ele só quer uma brecha para entrar e destruir. Paulo recomenda: Não deis lugar ao diabo (Ef.4.27).

2- Remindo o tempo (v.16).

Essa frase diz muito mais do que parece à primeira vista. O verbo remir significa "comprar de novo, resgatar, aproveitar o melhor possível". A palavra "tempo" que é "kairós" no grego, nos dar o sentido de ocasião, oportunidade. O crente que tem fervor espiritual não perde tempo com coisas furteis, mas sabe aproveita bem o tempo e as oportunidades para fazer a obra de Deus.  

3- Entender a vontade de Deus (v.17).

Quando estamos totalmente entregue ao Senhor, passamos a experimentar e a entender que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável para nossa vida (Rm.12.1,2).

Paulo está contrastando a sabedoria cristã, que vem do Espírito, com a insensatez dos pagãos. Isso está claro no v.17, onde o apóstolo usa o termo grego "aphron", para "néscio, insensato", e acrescenta que esses não entendem "a vontade do Senhor". Devemos priorizar a vontade de Deus em nossas decisões, atitudes e não focar as aparentes vantagens, como faz o mundo. O modo de vida do crente não pode ser o mesmo padrão do mundo (Rm.12.1).

4- ... Mas enchei-vos do Espírito (v.18).

Essa expressão indica renovação, novo enchimento do Espírito. A ação do Espírito Santo na vida cristã não é estática; nele somos renovados todos os dias. O crente fervoroso e cheio do Espírito, não se envolve em contendas, nem em confusão. Viver cheio do Espírito é o oposto de viver em contendas, confusão e devassidão. Ser cheio do Espírito não combina com a embriagues do vinho.

5- Falar e cantar salmos, hinos e cânticos espirituais (v.19).

Esta era uma pratica na igreja primitiva, Paulo repete esta recomendação em colossenses 3.16. Os salmos são o saltério de Israel. Eles eram cantados, havia salmos específicos para cada ocasião. Os hinos são uma referência às primeiras composições cristãs, e lamentamos o fato de não terem sobrevivido. Os cânticos espirituais, é um hino com palavras não premeditadas, cantados no Espírito durante a adoração. 

6- Agradecer a Deus por tudo (v.20).

Dar graças a Deus por tudo deve ser a marca de todos os cristãos. Esta era uma recomendação do apóstolo Paulo em algumas das suas cartas (Ef.5.20; Cl.3.15,17; I Ts.5.18). Um crente fervoroso não vive a vida reclamando e se maldizendo, mas vive pela fé e sendo grato a Deus por tudo.

Que o nosso fervor espiritual seja constante e de modo equilibrado. Que possamos fazer tudo para glória de Deus, e nunca nos envaidecer ou nos orgulhar pelo nosso fervor espiritual na obra de Deus. Que o fervor espiritual, a humildade e a submissão estejam sempre em evidência em nossa vida. Amém!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário