sábado, 14 de agosto de 2021

O VALE DA SOMBRA DA MORTE.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo... (Sl.23.4).

Neste salmo de Davi o SENHOR  é visto como Pastor, Provedor e Protetor. Davi expressa sua total confiança em Deus quando diz: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam" (23.4). O vale não é um lugar desejável para se estar. Nenhum de nós estamos isentos de passar pelo vale. Desertos, montanhas e vales fazem parte da nossa caminhada. Todavia, uma coisa é certa, Deus está conosco em todas estas fases. 

Esta expressão: "Vale da sombra da morte", não se encontra em nenhuma outra parte do texto Sagrado. Não existe na Bíblia um lugar geográfico onde identifique o "vale da sombra da morte". Davi usa esta expressão de forma figurada para demonstrar sua confiança no SENHOR diante de uma situação de extrema dificuldade e temores. Alguns identificam o vale da sombra da morte, como sendo o vale de Hinom ou vale do filho de Hinom, onde na época dos reis de Israel houve grande matanças de crianças que eram queimadas e oferecidas a um deus chamado Moloque (II Rs.23.10; II Cr.28.3). Na época de Jesus este local era conhecido como a lixeira de Jerusalém, onde os lixos e dejetos e até animais mortos eram ali jogados e queimados pelo fogo permanente que ali havia. Era um vale tenebroso onde se evitava passar. Tornou-se sinônimo de lugar de tormento e castigo para punir os ímpios pecadores.

Se você está atravessando um vale escuro e tenebroso, e encontra-se jogado na solidão do esquecimento, não temas, Deus está contigo neste vale. Se Deus está permitindo você passar pelo vale da sombra da morte, cercado de problemas, aflições e temores, nada vai lhe derrotar, a morte pode até rodear e fazer sombra para assustar, mas o SENHOR é vida e você não morrerá neste vale. O tempo do vale vai passar e Deus te elevará ao monte da vitória. Amém! 

SETE TIPOS DE VALES NA BÍBLIA:

1- Vale de Acor (Js.7.26; Os.2.15).

2- Vale de Aijalom (Js.10.12).

3- Vale de Elá ou Vale do Carvalho (I Sm.17.2).

4- Vale da Decisão ou Vale de Josafá (Jl.3.2,12,14).

5- Vale de Baca (Sl.84.6).

6- Vale do filho de Hinom (II Rs.23.10; II Cr.28.3).

7- Vale da Sombra da Morte (Sl.23.4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário