domingo, 28 de novembro de 2021

NÃO SEJA VENCIDO POR SATANÁS.


E a quem perdoardes alguma coisa também eu; porque o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás, porque não ignoramos os seus ardis (II Co.2.10,11). ARC.

Se perdoardes alguma coisa a alguém, também eu perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma falta a ser perdoada, perdoei na presença de Cristo, por amor de vós, a fim de que Satanás não tivesse qualquer vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas artimanhas (II Co.2.10,11). BKJ.

Se vocês perdoam a alguém, eu também perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês, a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções (II Co.2.10,11). NVI.

Lendo o texto completo de II Coríntios 2. 1-11, vamos perceber que Paulo está tratando de mais um problema que houve na igreja de Corinto. Paulo escreve sobre uma pessoa que o ofendeu, mas não cita o nome. É provável que fosse um membro da igreja de Corinto, pois seu pecado afetou não apenas Paulo, mas outros membros da congregação (2.5). Os irmãos já havia disciplinado essa pessoa (2.6), todavia, Paulo pede que não se aplique mais nenhum castigo ao ofensor, pelo contrário, eles devem perdoa-lo e consolá-lo, para que o tal não seja devorado por demasiada tristeza (2.7). Ou seja, a verdadeira disciplina deve ser aplicada com amor, seguida pelo perdão e consolo. O verdadeiro propósito da disciplina é ensinar a fazer o correto e restaurar o ofensor à comunhão. Paulo afirma que perdoa o ofensor porque os irmãos já o havia perdoado. O apóstolo oferece o perdão na presença de Cristo, para que Satanás não tenha vantagem sobre a igreja (2.10,11). Satanás teria vencido se Paulo e os irmãos de Corinto houvessem se recusado a perdoar o irmão, ou se sua severidade excessiva o tivesse levado a extrema tristeza a ponto de deixar a congregação. 

Satanás está sempre tramando para enfraquecer e dividir a igreja. Uma das nossas defesas principais contra os ataques de Satanás é usar a arma do perdão. Não há nada mais triste para um cristão do que ser vencido por Satanás. A falta de perdão impede a nossa comunhão com Deus e nos deixa reféns de Satanás. Infelizmente, têm muitos cristãos pregando, cantando, orando, adorando e até ofertando e dizimando na obra de Deus, porém, estão reprovados diante de Deus por não perdoar. Para não sermos vencidos por Satanás, precisamos obedecer ao nosso Mestre, que nos ensina dizendo: Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta (Mt.5.23,24). Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas (Mt.6.14,15). Então, para não deixarmos que Satanás seja vitorioso, façamos como o Senhor nos orienta, vigiando sempre e perdoando, só assim Satanás será vencido, porque ele não passa de um DERROTADO! Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário