domingo, 14 de novembro de 2021

SALVAÇÃO SEM MÉRITO.


Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie (Ef.2.8,9 ARC).

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie (Ef.2.8,9 NVI).

A salvação é de graça e pela graça, porém custou um alto preço pela morte expiatória do nosso Senhor Jesus Cristo. Todos nós estaríamos perdidos e condenados se dependesse dos nossos méritos diante de Deus. Sobre isto o profeta Isaías diz: Somos como o impuro, todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe (Is.64.6). Nada fizemos por merecer tão grande salvação. Paulo diz, que estávamos mortos em nossos delitos e pecados, seguindo o curso deste mundo, sob o domínio do príncipe dos poderes do ar, que opera nos filhos da desobediência; andando nos desejos carne e dos pensamentos e éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça sois salvos (Ef.2.1-5). Seria impossível a salvação por nosso mérito, mas foi possível pela graça e misericórdia de Deus. 

MISERICÓRDIA - O homem merece castigo, punição, condenação. Porém, Deus o absorve e não dar. 

GRAÇA - O homem não merece perdão, não merece salvação, não merece favor algum. Porém, pelos méritos de Jesus Cristo, somos favorecidos.

Que possamos viver pela graça e abrigados na misericórdia, só assim temos a certeza e a garantia da nossa salvação. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário