sábado, 8 de janeiro de 2022

DEIXANDO UM LEGADO.


Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro (Pv.22.1) ARC.

A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro (Pv.22.1). NVI.

A boa reputação é mais importante que muitas posses; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro (Pv.22.1). BKJ.

O bom nome, a boa reputação é um requisito necessário para exercer impacto positivo sobre os outros, as pessoas sentem necessidade de focar em um referencial. A grande problemática da atualidade é encontrar homens e mulheres que nos inspire e nos sirva de referência. Nunca na história houve tantos escândalos por parte daqueles que eram visto como referência por sua boa reputação e seu caráter ilibado. Estamos vivendo uma época de inversão de valores, onde muitos focam o dinheiro e as riquezas como prioridades em detrimento ao bom nome, a boa reputação e o bom caráter. 

No texto em apreço há duas qualidades que é apresentada pelo sábio escritor: (1) A boa reputação, isto nos fala de "caráter". (2) A boa estima, isto nos fala de "carisma". Hoje temos facilidade de encontrar pessoas que exercem influência sobre os outros mais por seu carisma do que pelo seu caráter. Não adianta ter carisma e não ter caráter, caráter e carisma precisam andar juntos. Não adianta ter título de cristão e viver com atitudes de ímpio.

Infelizmente, estamos vivendo uma crise moral, onde poucos são dignos de servirem como referencial, por seu bom caráter. Estamos vivendo uma época de crise moral, de quebra de princípios, de remoção de marcos antigos e falta de paradigma. A pergunta é: Que tipo de legado estamos deixando para as futuras gerações? Como será o comportamento da próxima geração? Mais do que nunca, precisamos servir de bom exemplo para nossa geração e deixar um bom legado para nossos filhos. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário