domingo, 26 de junho de 2022

AS SUTILEZAS DE SATANÁS.


Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo (Cl.2.8).

... para que não sejamos vencidos por Satanás, porque não ignoramos os seus ardis (II Co.2.10,11).

E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz (II Co.11.14).

Desde os tempos bíblicos, Satanás vem usando os seus agentes com suas sutilezas a fim de levar a humanidade a desacreditar da Bíblia, da divindade de Cristo e da obra redentora de Cristo na cruz. Devemos estar devidamente preparados para discernir e desmascarar suas sutilezas. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios da Igreja de Cristo nestes últimos dias. 

A grande estratégia de Satanás é desviar as pessoas da verdadeira Palavra de Deus e fazê-las presa sua por meio de filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo e não em Cristo. 

SUTILEZA - 

Qualidade de quem é sutil. No grego é "apate", isto é "engano". Satanás como mestre do engano e da sedução, age de forma, sorrateira, desfasada, discreta, sem alarde, sem baralho, com delicadeza, com fineza, de tal maneira que é quase impossível se perceber.

FILOSOFIAS VÃS E SUTILEZAS.

Paulo nos adverte a vigiar contra todas as filosofias, religiões e tradições que destacam a importância do homem à parte de Deus e de sua revelação escrita. Hoje, uma das maiores ameaças contra o cristianismo bíblico é o "humanismo secular", que se tornou a filosofia de base e a religião aceita em quase toda educação secular. 

A filosofia do humanismo começou com Satanás e é uma expressão da sua mentira de que o homem pode ser igual a Deus (Gn.3.5). As Escrituras identificam os humanistas como os que mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que ao Criador (Rm.1.25). 

O QUE ENSINA A FILOSOFIA DO HUMANISMO?

- Ensina que o homem, o universo e tudo quanto existe é apenas matéria e energia moldadas ao acaso.

- Afirma que o homem não foi criado por Deus, mas que resultou de processo evolutivo.

- Rejeita a crença num Deus pessoal e infinito.

- Nega ser a Bíblia a revelação inspirada de Deus à raça humana.

- Afirma que não existe conhecimento à parte das descobertas feitas pelo homem, e que a razão humana determina a ética apropriada para a sociedade.

- Procura modificar ou melhorar o comportamento humano mediante educação, redistribuição econômica, psicologia moderna ou sabedoria humana.

- Crê que padrões morais não são absolutos, e sim relativos e determinados por aquilo que faz as pessoas sentirem-se felizes no que lhes dá prazer.

- Rejeita os valores morais e princípios bíblicos.

- Considera que a auto-realização do homem, sua auto-satisfação e seu prazer são o sumo bem da vida.

- Sustenta que as pessoas devem aprender lidar com a morte e com as dificuldades da vida, sem crer em Deus ou depender dEle.

Enfim, a doutrinação humanista é uma filosofia totalmente contraria a Deus e aos princípios da sua Palavra. Eles resumem tudo no material e sempre voltado para o homem.

* Antigamente os crentes diziam: Cuidado com as sutilezas de Satanás, ele vem de sapatinhos de lã para não ser percebido. Hoje Satanás está entrando de tamancos em muitas igrejas, e os crentes não estão percebendo e ainda há alguns aplaudindo.

CONCLUINDO:

Estejamos atentos as sutilezas de Satanás, que vem de forma disfarçada e sorrateira. O inimigo  trabalha incansavelmente para desviar os crentes da vontade de Deus, induzindo-os a crenças falsas e práticas que desonram ao Criador. Por isso, devemos estar atentos quando um movimento religioso apresenta-se com persuasão e argumentos aparentemente convincentes, mas não está de acordo com a Palavra de Deus.

4 comentários:

  1. Paz e Graça Pr Geraldo , tenho prazer em apreciar este Blog, que Deus continue te abençoando, pois o sr tem abençoa-o muitas pessoas!!!

    ResponderExcluir
  2. Amém.
    Obrigado pastor João, por suas palavras de incentivo.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz Pastor Geraldo, tenho apreciado o seu Blog que sem dúvida alguma é uma fonte inspirativa fundamentado na carta magna (Bíblia sagrada).

    Peço lhe bondosamente permissão para fazer post de seus feixes, com isso vou abençoar sento e cinquenta um mil seiscentos e quarenta e sete(151.647) irmãos, amigos e anônimos que acompanham meu Blog, com vossa permissão, sentiremos honrados e indubdavelmente vai abrilhantar-nos.

    Para vossa meditação: “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino” (Rm.12:7).

    Att

    Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém pastor João. O irmão tem a minha permissão para reproduzir as minhas postagens, desde que, informe a fonte das postagens.
      Vamos semear a Palavra! Um abraço.

      Excluir