sábado, 30 de julho de 2022

A LETRA MATA?



Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica (II Co.3.6). NVI

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO: "A letra mata, mas o Espírito vivifica". Esta expressão já foi alvo de má interpretação, há décadas atrás muitos pastores e lideres não aceitavam o estudo sistemático da teologia e até proibiam a membresia da igreja de cursarem teologia. Baseado neste versículo, de forma equivocada, sem analizar todo o texto no qual esta expressão de Paulo está inserida, muitos afirmavam  dizendo: Cuidado irmãos, está escrito que "a letra mata". Querendo dizer que, se alguém se dedicasse a estudar teologia poderia esfriar na fé e morrer espiritualmente. Quanta ignorância! 

Donald C. Stamps autor das Notas e Estudos da Bíblia de Estudo Pentecostal, comenta: Não é a Lei nem a Palavra de Deus escrita, em si mesmas, que destroem. Trata-se, pelo contrário, das exigências da lei, que sem a vida e o poder do Espírito, trazem condenação (Jr.31.33; Rm.3.31). Mediante a salvação em Cristo, o Espírito Santo concede vida e poder espiritual ao crente para que este faça a vontade de Deus. Ou seja, mediante o Espírito Santo, a letra da Lei já não mata. (BEP. pg.1772).

Portanto, a letra, referindo a Lei e as Escrituras em geral, podem até matar espiritualmente, se não houver a ação do Espírito Santo na vida do crente. Muitos crentes podem estar vivendo como meros religiosos, seguidores de tradições e exigências da lei, totalmente desprovido da graça de Deus e da ação do Espírito Santo na vida. Pense nisso.

2 comentários: