domingo, 29 de janeiro de 2023

A EVASÃO DOS JOVENS DA IGREJA.


Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? ... (I Sm.16.11).

A igreja do Senhor é composta por todas as faixas etárias, desde crianças até os anciãos. Um dos grandes brilhantismo na igreja do Senhor, é a força jovem. Alguém já disse: "A experiência dos mais velhos com a força dos jovens, somam e dão um resultado positivo na obra de Deus. Os jovens não são prioridade na igreja, mas são de grande importância na Casa de Deus. Uma igreja sem a juventude, fica sem brilho e sem adorno. O líder que não investe na juventude, lhe dando a devida importância, corre o risco de perder os jovens para o mundo ou para uma outra igreja. Quando uma igreja local chega a triste realidade de perceber que a sua membresia jovem estão se evadindo e diminuindo a cada dia a frequência dos jovens na igreja, é sinal que algo precisa ser feito para segurar os jovens na igreja, servindo ao Senhor com alegria.  

CINCO FATORES QUE CAUSARAM A EVASÃO DOS JOVENS DA IGREJA.

1- FALTA DE MOTIVAÇÃO E APOIO DO LÍDER.

Entre os argumentos apresentados pelos jovens dissidentes dizem respeito à dinâmica da igreja. Em uma pesquisa, em 2007 um pouco mais da metade (55%) apontou motivos relacionados à igreja e ao pastor como importantes em sua decisão, principalmente suas impressões sobre seu lugar na congregação. Dez anos depois, em 2017, 73% indicaram essas mesmas queixas.

2- SENTIR-SE OPRIMIDOS PELA IMPOSIÇÃO DE USOS E COSTUMES.

Este pode ser um dos motivos muito agravante na evasão dos jovens. Muitas igrejas conservadoras, impõe à sua membresia os usos e costumes, como uma doutrina bíblica. Os jovens se sentem agredidos por serem privados de usarem seus adornos e vestirem suas roupas no seu estilo jovem. Para não desobedecerem as normas da igreja, muitos jovens preferem migrar para uma outra igreja que não lhes façam tal exigência, quando não, se desviam e abandonam a fé cristã.

3- HIPOCRISIA E FALTA DE UNIÃO. 

Segundo as pesquisas, outros motivos para o afastamento dos jovens da igreja, são a percepção de que os membros da igreja são hipócritas, e a falta de união entre as pessoas da igreja. Quando o salmo 133 é apenas falado e até explicado, mas não praticado.

4- QUANDO COMEÇAM NA FACULDADE OU NO MERCADO DE TRABALHO.

Uma pesquisa realizada pelo instituto LifeWay Research nos Estados Unidos, e divulgada pela revista Christianity Today, mostra por que e quando jovens evangélicos deixam a igreja. Entre os jovens de 23 a 30 anos, 66% disseram que deixaram de frequentar a igreja evangélica regularmente por pelo menos 1 ano após completarem 18 anos. Em 2007, o número era de 70%. A evasão acontece no período em que os jovens entram na faculdade, mudam de casa para iniciar os estudos da graduação ou conseguem o primeiro emprego.

5- POLÍTICAS NA IGREJA, CAUSANDO DIVISÃO NO MEIO DO POVO.

Divergências políticas entre jovens evangélicos e a congregação estão crescendo. Em uma pesquisa, 25% dos jovens dissidentes disseram que as divergências sobre a posição da igreja em questões políticas e sociais contribuíram para o abandono. Nesse sentido, segundo a pesquisa, alguns jovens evangélicos estão saindo da igreja para encontrar um espaço que compartilhe suas crenças políticas e espirituais. Depois do ensino médio, muitos encontram essa comunidade no campus.

A boa notícia é que mais de 66% dos jovens acabam retornando à igreja evangélica anos depois. De todos os jovens que costumavam frequentar igrejas protestantes, mas que saíram temporariamente ou para sempre, apenas 7% dizem que são atualmente ateus (3%) ou agnósticos (4%).

Todavia, mesmo com toda essa evasão dos jovens, Deus ainda conta com os jovens remanecentes que se dispõem a serem usados pelo Espírito Santo para irem em busca das vidas escravizadas pelo pecado e resgatar de volta os jovens que abandonaram a igreja do Senhor e foram em busca de aventuras. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário