terça-feira, 3 de outubro de 2023

TRÊS PROPÓSITOS DA CEIA DO SENHOR.


A Ceia do Senhor é uma das ordenanças dada por Jesus, este ritual faz parte da liturgia do culto e marca o começo de uma nova aliança. Os dois emblemas que são utilizados o pão e o vinho (suco de uva), representam o corpo e o sangue do Senhor Jesus. Este ritual foi instituído e inaugurado por Jesus. Estando Ele reunido com os seus discípulos para comemorarem a Pascoa, Jesus surpreendeu a todos, quebrando o protocolo da ceia pascoal, deixando para trás a antiga aliança e instituindo uma nova aliança no seu sangue. Há um seguimento religioso que ensina sobre a doutrina da transubstanciação, dizendo que, o pão quando apresentado e consagrado para o ato, se transforma no corpo de Cristo, literalmente. Não há respaldo bíblico para esta doutrina, isto é uma heresia. Apenas o pão e o vinho são apresentados e consagrados diante de Deus, e se tornam especiais e exclusivos para os fieis que estão em comunhão com Deus.

1- OLHAR RETROSPECTIVO.

O olhar retrospectivo nos leva de volta ao passado, passado este que nos remete para a cruz de Cristo, onde nós podemos refletir sobre o seu sacrifício expiatório e a sua morte vicária. Um dos propósito da Santa Ceia do Senhor é exatamente este, Jesus disse: Fazei isto em memória de mim (Lc.22.19). Nesta reflexão nós voltamos ao passado para sempre nos lembrarmos do alto preço que Jesus pagou por nós; porém também nos alegramos pelo fato de Ele ter morrido por nossos pecados e ressuscitado ao terceiro dia para garantir a nossa salvação.

2- OLHAR INTROSPECTIVO. 

A introspecção ocorre quando começamos a refletir e a olhar para dentro de nós mesmo, e começamos a nos examinar sobre as nossas atitudes e comportamentos. O apóstolo Paulo ao instruir a igreja sobre a celebração da Ceia do Senhor, ele diz que devemos nos examinar e também julgar a nós mesmos. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem. Porque, se nós julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo (1Co.11.28-32). Essa reflexão nos leva a fazer uma checagem geral da nossa vida espiritual diante de Deus, só assim podemos ou não, cearmos com alegria.

3- OLHAR EXPECTATIVO. 

O olhar expectativo nos deixa atentos e alerta quanto ao retorno de Jesus. O apóstolo Paulo nos orienta dizendo: Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha (1Co.11.26). Portanto, entendemos que, a Ceia do Senhor tem também como propósito manter viva a esperança dos crentes e anunciar a volta de Jesus. Em quanto o mundo (as pessoas) está na expectativa de viver dias melhores, a igreja de Jesus aguarda com grande expectativa e esperança a volta do Rei. 

Maranata! O Rei está voltando. Amém!

3 comentários:

  1. Graça e paz sejam multiplicadas em sua vida Pr Geraldo.

    Serei eternamente uma pessoa grata Por seus préstimos a Deus e a igreja através desse blog, diante de mensagens 100 % cristo Centrica e relevante, o sr provou várias vezes que foi realmente chamado pelo Senhor para fazer essa semeadura emergencial.

    Saiba que estou sempre orando e intercedendo pelo sr, ministério e família.

    Indobrável a ceia do Senhor é uma ordenança sagrada e significativa na vida da igreja:

    É um momento de lembrança, gratidão, renovação e comunhão.

    Que possamos participar dessa ordenança com reverência, discernindo o corpo do Senhor e vivendo em união e amor uns com os outros.

    Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.
      Obrigado pastor João Nunes.
      Louvor a Deus por sua vida, e sou grato por sua amizade e por ser meu companheiro com uma visão conjunta na causa do Mestre.

      Excluir