PREGANDO A VERDADE: QUATRO NOMES DE DEUS NO SALMO 91.

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

QUATRO NOMES DE DEUS NO SALMO 91.


Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei (Sl.91.1,2).

O salmo 91 é dos salmos mais conhecido, este salmo faz parte do grupo dos anônimos, que somam 50 salmos. Muitos consideram o salmo 91 como sendo o salmo mais poderoso dos 150 salmos. Há pessoas que deixam a sua Bíblia aberta no salmo 91, seja na cabeceira da sua cama ou na sala de sua casa. Na verdade, esta pratica está mais para uma superstição do que um ato de fé. Na verdade, todos os salmos são poderosos, porque todos foram inspirados por Deus, porém cada um têm suas mensagens específicas. 

Os quatro nomes de Deus vistos neste salmo descrevem diferentes aspectos da sua proteção.

1) ALTÍSSIMO.

Deus Altíssimo, significa dizer: Aquele que está acima de tudo e de todos; Aquele que rege e domina sobre todas as coisas. 

No hebraico é Elyon, que significa o Supremo, Aquele que está acima de tudo e de todos, o mais elevado.

Este termo "Altíssimo" aparece duas vezes no salmo 91:

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo... (v.1)

O Altíssimo é a tua habitação (v.9).

Este nome Deus Altíssimo aparece quatro vezes em Gênesis, quando Melquesedeque que era sacerdote do Deus Altíssimo veio ao encontro de Abrão (Gn.14.18-20,22).

Altíssimo também demonstra que Ele é Criador dos céus e da terra, e que Ele é maior do que qualquer ameaça ou perigo que venhamos a enfrentar. 

2) ONIPOTENTE.

Onipotente porque Ele tem todo o poder, isto implica em dizer que Ele é o El-Shadai, Deus Todo-poderoso. Aquele que é suficiente e capaz de prover e proteger.

Aquele está à sombra do Onipotente, descansará seguro, porque está à sombra do Todo-poderoso, que nos guarda e nos protege de qualquer inimigo que porventura venha para nos destruir.

3) SENHOR.

SENHOR, no original hebraico corresponde a JEOVÁ. Este nome aparece três vezes neste salmo, duas de forma explícita (vv.2,9) e uma de forma implícita (v.14). Este nome nos garante a sua presença em todas as circunstâncias da nossa vida. Ele é o SENHOR que cuida do seu povo e protege todos os crentes que nEle confia.

Também é identificado como o nome pessoal de Deus, que significa "Eu Sou", o Deus que está presente e é fiel ao Seu povo.

4) MEU DEUS.

Deus, muitas vezes aparece no texto sagrado no hebraico como "Eloah" ou "Elohim", que é o plural de Eloah.

Este é um termo mais geral para Deus, indicando o Criador, o Poderoso criador de todas as coisas.

Quando o salmista diz; "Meu Deus", expressa a verdade de que Deus torna-se íntimo, achegado, daqueles que nEle confiam. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário