sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A SÍNDROME DE LÚCIFER.

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Pv.16.18). 

Um dos males que tem causado grandes tragédias na história da humanidade e na vida do ser humano é a soberba. A arrogância, o orgulho e a falta de humildade, pode caracterizar uma pessoa soberba. Lúcifer, um anjo querubim criado por Deus, era formoso, perfeito e excelente em obras; até que, se deixou dominar por um sentimento de inveja e rebelou-se contra o Altíssimo, e a sua soberba o levou a queda. Segundo a Bíblia, a própria tragédia humana está baseada em um conjunto de causas que caracterizam a "Síndrome de Lúcifer". 
O fato é, que muitos cristãos estão entrando por este caminho e sendo dominados por esse sentimento de soberba.

QUEM ERA LÚCIFER?  

Lúcifer era um querubim. Seu nome significa "Estrela da Manhã". A bíblia diz que Lúcifer era um querubim-guarda (ungido para proteger), embora rodeado de toda a glória, nasceu em seu coração uma insatisfação e estranhos pensamentos transformando sua vontade em ação. Lúcifer se rebelou contra o próprio Deus e foi lançado para o mais profundo abismo. Quando se encheu de pecados, Lúcifer foi transformado, tornando-se numa personalidade perversa e autor de todo o pecado e a fonte de todo o mal. Alguns anjos contaminados pelas mentiras da Satanás e foram expulsos dos céus. Satanás para afirmar o seu reinado mal, tem com finalidade a luta contra Deus e contra as criaturas de Deus. Organizou em ordem hierárquica os anjos caídos que o acompanharam, da mesma maneira que os anjos celestes estão organizados, pois ele procura em tudo imitar o que é de Deus. Quando Jesus vier em glória, satanás será preso e amarrado por mil anos. Depois será solto por pouco tempo e logo continuará aquilo que é próprio dele, porém Deus não esperará mais e mandará o fogo do céu devorar Satanás e as suas hastes. Satanás será lançado no inferno para todo o sempre, todos os demônios serão julgados e lançados no lago de fogo que foi feito para o Diabo e seus anjos.

O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE LÚCIFER, SUAS PRETENSÕES E AÇÕES.

Então veio a mim a Palavra do SENHOR, ordenando:
“Ó filho do homem, ergue, pois, um grande lamento sobre o rei de Tiro e dize-lhe: Assim declara o SENHOR Deus: Tu eras o modelo da perfeição, repleto de saber e magnífico em beleza!
Estiveste no Éden, Delícia, jardim de Deus; as mais lindas e perfeitas pedras preciosas adornavam a tua pessoa: sárdio, topázio, diamante, berilo, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e outras. Seus engastes, guarnições e outras joias eram feitos com ouro puro; tudo foi preparado para ti no exato dia em que foste criado.
Além disto, foste também ungido como querubim guardião; afinal, foi precisamente para essa função que Eu te designei. Estiveste também no Monte Sagrado de Deus e caminhavas entre pedras resplandecentes.
Naquele tempo eras perfeito e irrepreensível em teus sentimentos e atitudes, desde o dia em que foste criado, até que se observou malignidade em ti.
Por intermédio dos teus muitos negócios em toda a terra encheste teu coração de arrogância e brutalidade, e pecaste; por este motivo Eu te lancei, profanado e humilhado, para longe do Monte Sagrado de Deus. Eu mesmo te expulsei, ó querubim da guarda, do meio da glória das pedras fulgurantes!
O teu coração tornou-se altivo e soberbo por causa da tua impressionante formosura, e corrompeste a tua sabedoria por conta do teu esplendor e da tua fama. Por isso Eu te lancei à terra; fiz de ti um espetáculo e advertência perante reis e governantes.
Por meio dos teus muitos atos malignos e pecaminosos, e de tua injustiça e desonestidade nos negócios e comércio profanaste até os teus próprios locais sagrados de culto. Por isso fiz sair de ti mesmo um fogo tal que te consumiu, e te reduzi a cinzas jogadas ao chão, à vista de todos quantos estavam contemplando todos estes acontecimentos.
Todas as nações que te conheciam estão apavoradas com a tua presença; contudo, chegaste a um fim horrível, e jamais subsistirás!” (Ezequiel, 28.11-19).

A tua soberba foi lançada também no Sheol, na sepultura, junto com o som de glória das tuas harpas. Eis que agora tua cama é feita de larvas, e tua coberta de vermes.
Como foi que caíste dos céus, ó estrela da manhã, filho d’alva, da alvorada? Como foste atirado à terra, tu que derrubavas todas as nações?
Afinal, tu costumavas declarar em teu coração: “Hei de subir até aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me estabelecerei na montanha da Assembleia, no ponto mais elevado de Zafon, o alto do norte, o monte santo.
Subirei mais alto que as mais altas nuvens; tornar-me-ei semelhante ao Altíssimo!”
Contudo, às profundezas do Sheol, da morte, foste precipitado; lançado foste no fundo do abismo!
Os que te veem fitam os olhos em ti e te observam com toda atenção, indagando: “Porventura é este homem que fazia tremer a terra inteira, que abalava reinos? (Isaías, 14.11-16).

Eis, então, que surge nos céus um portentoso sinal: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. Ela estava grávida e gritava de aflição, pois estava para dar à luz.
De repente, apareceu um outro sinal no céu: um poderoso Dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, possuindo sobre as cabeças sete coroas. Sua cauda arrastou consigo uma terça parte das estrelas do céu, as quais arremessou sobre a terra. O Dragão posicionou-se diante da mulher que estava para dar à luz, a fim de devorar o seu filho assim que nascesse.
Todavia, nasceu-lhe um filho, um homem, que reinará sobre todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono. A mulher fugiu para o deserto, para um lugar que lhe havia sido preparado por Deus, para que ali a sustentassem pelo período de mil duzentos e sessenta dias. 
Houve, então, uma guerra nos céus. Miguel e seu exército de anjos lutaram contra o Dragão, ao que o Dragão com seus anjos revidaram. Contudo, estes não foram suficientemente poderosos e, dessa maneira, perderam seu lugar nos céus. Assim, o grande Dragão foi excluído para sempre. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro. Ele e seus anjos foram lançados à terra. Então, ouvi uma voz grave que vinha dos céus proclamando: “Eis que agora chegou a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o Acusador de nossos irmãos, o mesmo que os denuncia de dia e de noite, perante o nosso Deus. Eles, portanto, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por intermédio da palavra do testemunho que anunciaram; posto que, face a face com a morte, não amaram mais a própria vida! Sendo assim, celebrai, ó céus, e vós os que neles habitais! Entretanto, ai da terra e do mar, pois o Diabo desceu até vós, e ele está totalmente encolerizado, porquanto sabe que pouco tempo lhe resta para seu fim (Apocalipse, 12.1-12).

CUIDADO COM A SOBERBA. 

A soberba de Lúcifer o levou a pretensão de ser igual a Deus.
Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo (Isaías, 14.14).
Lúcifer olhava pra Deus e se sentia inferior, porém quando olhava para si, o seu EU se achava grande e isso encheu seu coração de malícia.
Com o coração corrompido pelo orgulho, Lúcifer espalhou, disseminou, difundiu e contaminou a terça parte dos anjos, e estes, caíram junto com ele.
Quantos lideres, pregadores e pastores, começam bem seu ministério e depois tropeçam em suas próprias pernas, por causa da soberba?
Eram humildes e conduziam o povo com Graça, eram canal de bênçãos e o nome de Deus era glorificado através de testemunhos de curas, bênçãos e maravilhas. Mas, de repente, tudo começou a mudar, pois olharam para si, se colocam num patamar alto e se esqueceram que tudo é de Deus e para glória de Deus, não deles. Muitos se acham grandes e poderosos, como se as coisas acontecem "por causa" deles e não "através" deles. Somos canal de bênçãos de Deus, somos apenas os condutores e não os "donos" do poder.

DEZ SINTOMAS QUE CARACTERIZAM A SÍNDROME DE LÚCIFER. 

* ORGULHO.

* SOBERBA.

*  INVEJA.

* MENTIRA.

* REBELDIA.

* GANANCIA.

* SUPERIORIDADE.

* EGOÍSMO.

* AMBIÇÃO.

* VAIDADE.

CUIDADO!!!
Cuidado com pessoas que se auto propagam em relação aos seus "dons pessoais".
Cuidado com pessoas de espiritualidade bombástica.
Cuidado com pessoas que vivem arrotando santidade. 
Cuidado com pessoas que gostam de serem aplaudidas e elogiadas.
Cuidado com aquele que sempre quer está certo e não aceita opinião.
Cuidado com aquele, que é tão orgulhoso, que não aceita ser corrigido.
Cuidado com o insubmisso, que não aceita ordem nem correção.
Cuidado com o que semeia discórdia entre irmãos.
Cuidado com os maus exemplo e com pecados encobertos.
Cuidado com líderes que agem com parcialidade e encobrem pecados.
Cuidado com o crente político que concorda e discorda com todos para ficar bem com todos.
Cuidado com aquele que só prega o que o povo gosta de ouvir.
Cuidado com quem confunde o serviço na igreja, com status.
Cuidado com o hipócrita que diz que serve a Deus, mas só faz as coisas quando tem vontade ou quando for ter vantagem.
Cuidado com pessoas que fala mal de alguém para você, pois com certeza falara mal de você para outras pessoas.

CONCLUSÃO:
A síndrome de Lúcifer se manifesta de forma sutil e velada no meio da igreja, ela está em evidência na vida de muitos cristãos, principalmente naqueles que estão em posição de liderança. É preciso nos policiarmos e termos muito cuidado, para que o nosso ego não se eleve e a glória seja humana e não de Deus.
Que nossos púlpitos não tenham artistas, e sim adoradores, que adorem ao Senhor em Espirito e em verdade.
Que nossos púlpitos não tenham vidas cheias de "si", mas vidas cheias do Espirito Santo.
Que nossos púlpitos não tenham pecados encobertos, e sim vidas santas e libertas pelo poder de Deus.
Que nossos púlpitos não sirvam de plataforma política, e sim para promover a glória de Deus.
Que sejamos notícias por referência de dignidade e bom testemunho, e não por escândalos.
Que sejamos humildes de coração e verdadeiros, e não por máscaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário