sábado, 17 de novembro de 2018

NÃO NEGOCIE A SUA PRIMOGENITURA.

E ninguém seja fornicador ou profano, como Esaú, que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que, com lágrimas, o buscou (Hebreus, 12.16,17).

Esaú, por ser o filho mais velho de Isaque, tinha o privilégio de ter o direito das bênçãos da primogenitura. Segundo a tradição que dominava o mundo antigo, o filho primogênito teria direito de dominar sobre os bens do pai, quando este viesse a morrer.
Na tradição dos patriarcas, o filho primogênito era abençoado com uma porção dobrada e se destacava como líder entre seus irmãos. Esaú tinha todos estes privilégios como primogênito, mas não soube valorizar.

Três Erros Graves Cometidos Por Esaú Que Não Devemos cometê-los:

* Esaú Desvalorizou a sua Primogenitura.

Então, disse Jacó: Vende-me, hoje, a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura? (Gn.25.31,32).
O fato de Jacó ter aproveitado o momento de fraqueza de Esaú, por ele está cansado e com fome, não justifica Esaú em desvalorizar a sua primogenitura. A verdade é que ele não valorizou a bênção de Deus na sua vida, por ele não dar valor, chegou a dizer: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?
Hoje não é diferente, infelizmente, há muitos cristãos que não valorizam a bênção de Deus na sua vida e preferem o prato de lentilhas que o mundo oferece. Muitos estão agindo como Esaú, desvalorizam o que é sagrado e eterno, e valorizam o que é profano e passageiro.

* Esaú Negociou a sua Primogenitura.

Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó (Gn.25.33).
Quando Jacó percebeu que Esaú não dava valor a sua primogenitura, ele lhe fez a proposta de compra com juramento. Jacó disse: Jura-me hoje. E Esaú jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura.
Esaú agiu de forma imatura e incoerente em negociar a sua primogenitura, vendendo-a em troca por um guisado de lentilhas.
É triste esta realidade em nossos dias, seguindo o mal exemplo de Esaú, hoje, muitos cristãos estão negociando a sua primogenitura. Muitos estão negociando a bênção de Deus, abrindo mão dos princípios da palavra de Deus e dos bons costumes, em detrimento de serem beneficiados e aceitos pelo sistema mundano. Mas, a herança de Deus não deve ser negociada, vendida, nem trocada. Quem ousa em negociar a sua primogenitura, corre o risco de ficar debaixo de maldição.

* Esaú Desprezou a sua Primogenitura.

E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura (Gn.25.34).
O texto sagrado é muito enfático em dizer: "Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura". Após comer e beber, ele levantou-se e se foi. Esaú é o tipo de crente que não dar valor as coisas de Deus. É o tipo de crente carnal e materialista que anda por vista e não por fé.
O escritor aos hebreus chama Esaú de fornicador e profano, e pede que ninguém repita o que ele fez.
Há um ditado que diz: "Só se valoriza quando perde". Esaú quando percebeu que havia perdido a bênção da herança, tentou resgatar a sua primogenitura; mas o escritor aos hebreus diz: "Querendo ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que, com lágrimas, o buscou". A versão atualizado da bíblia King James, diz que Esaú era imoral e profano. Assim está escrito: Que não se abrigue entre vós nenhum imoral ou profano, como Esaú, o qual por uma refeição desejada, vendeu todos os seus direitos de herança como filho mais velho. E, assim, como bem sabeis, quando mais tarde quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como cancelar sua decisão, apesar de ter buscado a bênção desesperadamente (Hebreus, 12,16,17).

Conclusão:
Que nenhum de nós como cristãos, venhamos a ser profano como Esaú, que desprezou a sua primogenitura; mas devemos zelar e valorizar as bênçãos de Deus em nossa vida.
Não negocie a sua herança, ela custou um alto preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário