quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

FERIDO PELOS "AMIGOS".

Se alguém lhe perguntar: Que feridas são estas no seu corpo? Ele responderá: "Fui ferido na casa de meus amigos" (Zc.13.6).

Este versículo faz parte de um contexto histórico que acontecerá na nação de Israel por ocasião da total restauração da nação no período do milênio, onde Cristo reinará. Esta profecia está relacionada a eliminação dos falsos profetas. Diz o texto que, naquele dia será eliminado todo o falso profeta da terra de Israel, porque o povo terá um coração preparado e disposto para servirem só ao SENHOR, e não aceitará adoração aos ídolos nem as mentiras dos falsos profeta. Naquele dia todo profeta se envergonhará de sua visão profética. Não usará manto de profeta, feito de pele, para enganar. Ele dirá: Eu não sou profeta. Sou um homem do campo; a terra tem sido o meu sustento desde a minha mocidade. Se alguém lhe perguntar: Que feridas são estas no seu corpo? Ele responderá: "Fui ferido na casa de meus amigos" (Zc.13.1-6). Esta profecia de Zacarias é escatológica e terá o seu real cumprimento após o período da grande tribulação e o estabelecimento do reinado de Cristo sobre Israel e toda a terra. Leia Zacarias 14, o último capítulo.

Na aplicação deste versículo de Zacarias 13.6, podemos extrair algumas lições para o nosso aprendizado e pratica de fé. Observe a resposta da pergunta que foi feita: Que feridas são estas no seu corpo? "Fui ferido na casa de meus amigos". Aqui nós aprendemos que, geralmente quem nos fere ou nos trai, não são os nossos inimigos, mas sim os "amigos". No livro dos Salmos está escrito: Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a Casa de Deus (Sl.55.12-14). O poeta deste salmo deixa subtendido nas entrelinha que, de um inimigo declarado ele espera tudo e até dar para suportar. Mas, o que lhe deixa surpreso é o fato de ele ter sido traído pelo seu próprio amigo íntimo. Na nossa vida cotidiana, em nossas atividades seculares e ministerial na obra de Deus, isto também nos acontece. As vezes nós somos feridos e até traídos por aqueles que jamais esperávamos. Não deveria ser assim, mas infelizmente acontece.
Á luz da Bíblia, nós vamos aprender com muitos fatos que se repetiram na história de muitos servos de Deus, até o próprio Jesus, nosso Salvador e Mestre, foi traído e ferido pelos seus amigos e irmãos.

ALGUNS EXEMPLOS DOS QUE FORAM TRAÍDOS, FERIDOS E ATÉ MORTOS PELOS SEUS IRMÃOS E AMIGOS:

- Abel.
- José.
- Jefté.
- Davi.
- O filho pródigo.
- Estevão.
- Jesus Cristo.

Quem matou Abel?
- Seu irmão.

Quem vendeu José?
- Seus irmãos.

Quem expulsou Jefté?
- Seus irmãos.

Quem sentiu inveja de Davi?
- Seus irmãos.

Quem não ficou contente com a volta do Filho Pródigo?
- Seu irmão.

Quem apedrejou até a morte o diácono e pregador Estevão?
- seus próprios patrícios. 

Quem condenou Jesus à morte e absorveu o malfeitor Barrabás? 
- Seus próprios irmãos judeus.

Enfim, entre tantos exemplos na Bíblia, percebemos que todos os que foram TRAÍDOS, FERIDOS e MALTRATADOS pelos seus próprios IRMÃOS, foram muito abençoados, guardados por Deus e por fim coroados.
Portanto, ignore os falsos irmãos e amigos que estão ao seu redor, faça oração por eles. Não desanime por causa dos invejosos que lhe persegue, lhe fere e lhe trai. Não deixe de frequentar a Casa de Deus, não abra mão da sua vida de comunhão com Deus, só porque alguém lhe feriu.
Nunca esqueça, o seu negócio é com Deus. Está escrito: Levantando-se contra ti o espírito do governador, não deixe o seu lugar ... (Ec.10.4). Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário