terça-feira, 4 de agosto de 2020

EPAFRODITO UM OBREIRO INCOMUM.

Contudo, penso que será necessário enviar-lhes de volta Epafrodito, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas, mensageiro que vocês enviaram para atender às minhas necessidades. E peço que vocês o recebam no Senhor com grande alegria e horem homens como este, porque ele quase morreu por amor à causa de Cristo, arriscando a vida para suprir a ajuda que vocês não me podiam dar  (Fp.2.25,29,30).

Paulo tinha consciência que, a obra de Deus não estava restrita a sua pessoa, não era exclusivamente sua; mas ele teria que confiar em homens fiéis e abnegados para lhe auxiliarem na obra de DEUS. Além de Timóteo, Tito, Silas, Barnabé, Lucas e muitos outros cooperadores, Paulo tinha em alta estima a Epafrodito, a quem descreve como meu irmão, cooperador e companheiro de lutas. Fica claro que Paulo respeita seus cooperadores e os trata como iguais. Que sejam assim os lideres e pastores da atualidade. 

PAULO CITA QUATRO VIRTUDES DE EPAFRODITO RELACIONADA A SUA PESSOA:

Contudo, penso que será necessário enviar-lhes de volta Epafrodito, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas, mensageiro que vocês enviaram para atender às minhas necessidades (Fp.2.25).

1- Meu Irmão.

2- Cooperador.

3- Companheiro de lutas.

4- Mensageiro.

EPAFRODITO - Um obreiro abnegado que amava a obra de DEUS.

Epafrodito, um nome incomum, de um homem de atitudes e ações incomum na obra de Deus. Epafrodito foi um obreiro abnegado, ele amava a obra de Deus, ao ponto de se sacrificar pondo em risco a sua própria vida. Paulo dá testemunho acerca da abnegação e heroísmo de Epafrodito ao dizer: Contudo, penso que será necessário enviar-lhe de volta Epafrodito, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas, mensageiro que vocês enviaram para atender às minhas necessidades. Pois ele tem saudade de todos vocês e está angustiado porque ficaram sabendo que ele esteve doente. De fato, ficou doente e quase morreu. Mas Deus teve misericórdia dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso, logo o enviarei, para que, quando o virem novamente, fiquem alegres e eu tenha menos tristeza. E peço que vocês o recebam no Senhor com grande alegria e horem homens como este, porque ele quase morreu por amor à causa de Cristo, arriscando a vida para suprir a ajuda que vocês não me podiam dar (Fp.2.15-30). Esta ajuda que Paulo fala que os irmãos não podiam dar, foi o fato de Epafrodito participar ativamente ao lado de Paulo, dando-lhe toda assistência necessária na sua prisão. E isto lhe colocava em risco, podendo custar a sua própria vida. 
Enfim, Epafrodito era um obreiro que não media distância para fazer a obra de Deus acontecer. Ele sofria, mas não deixava a obra de Deus sofrer. Mais um detalhe a ser observado na vida deste obreiro incomum, são as referencias que o apóstolo Paulo faz acerca dele. Considerando que, Epafras e Epafrodito são a mesma pessoa, Paulo lhe faz várias referências: (Fp.2.15-30; Fp.4.18; Cl.1.7; Cl.4.12; Fm.23). Epafrodito foi um fiel ministro de Cristo e companheiro de prisão de Paulo. 

CONCLUINDO:
Na atualidade, estamos vendo pouquíssimos obreiros com este mesmo amor, abnegação e entusiasmo  pela obra do Senhor. Onde estão os Epafroditos do século XXI? Infelizmente, há muito mais interesses por posição eclesiástica, por status, por títulos e por dinheiro, do que pela verdadeira dedicação e amor a obra de Deus. Não são todos obreiros, mas é uma maioria. Oremos ao Senhor, para que este espírito de grandeza, de estrelismo e materialismo saia da vida destes que assim se acham, e que a humildade, o amor e a devoção sincera a obra de Deus, seja uma marca na vida de cada obreiro do Senhor Jesus. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário