quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

A ROCHA FERIDA.

Então, disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas, e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel (Êxodo, 17.5,6). 
E o SENHOR falou a Moisés, dizendo: Toma a vara e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha perante os seus olhos, e dará a sua água; assim, lhes tirarás água da rocha e darás a beber à congregação e aos seus animais. Então, Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado. E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes: Porventura, tiraremos água desta rocha para vós? Então, Moisés levantou a sua mão e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais. E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não me crestes a mim, para mim santificar diante dos filhos de Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho dado (Números, 20.7-12). 
Este episódio da falta de água e do milagre de águas saindo da rocha, aconteceu por duas vezes. Em Êxodo 17, relata que os Israelitas atravessaram o deserto de Sim e acamparam-se em Refidim. Neste lugar não havia água, e o povo se revoltou contra Moisés e se pôs a reclamar pela falta de água. O povo reclama, mas Moisés clama a Deus e Ele manda Moisés tomar o seu bordão e ferir a rocha em Horebe. Horebe era uma região montanhosa, onde havia muitas rochas. Moisés obedece, feri a rocha, águas saem e sacia o povo e os animais.
No segundo episódio, o povo estava congregado no deserto de Cades; onde Miriã morreu e foi sepultada. Em Números 20, registra que o povo mais uma vez passa a reclamar e a contender contra Moisés e Arão, por causa da falta de água. Moisés e Arão apresentaram a queixa do povo a Deus, que instrui Moisés a tomar mais uma vez o seu bordão, reunir a congregação e falar à rocha para dela sair águas. Moisés, porém, se exaltou e desobedeceu a ordem de Deus. 
Primeiro, Moisés falou aos israelitas: Ouvi, agora, rebeldes: Porventura faremos sair água desta rocha para vós? Moisés dirigiu-se ao povo com raiva, chamando-os de "rebeldes". Importante observar que, a raiva de Moisés o levou a assumir o lugar de Deus ao perguntar: "Porventura faremos sair água desta rocha para vós?" Ao proceder deste modo, Moisés e Arão estavam se colocando no lugar do Deus que opera milagres e direcionando a glória para si, ou seja, não glorificaram a Deus. 
Segundo, Moisés desobedeceu a ordem de Deus, que disse: Falai à rocha. Ele não obedeceu a palavra de Deus, tomou o seu bordão e feriu a rocha duas vezes. Em Horebe, Deus mandou Moisés ferir a rocha; mas desta vez, em Cades-Barneia, Deus ordenou que ele falasse à rocha. Falar é totalmente diferente de ferir. Moisés desobedeceu e feriu a rocha duas vezes. O apóstolo Paulo, numa de suas epístolas, recorda esse episódio no deserto, ele revela que a rocha representava Cristo. 
Paulo diz: E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo (I Coríntios, 10.4). É importante observar que, a rocha ferida representava Cristo, que foi ferido e morto na cruz pelos nossos pecados. Observe que Moisés feriu a rocha três vezes, uma em Horebe e duas em no deserto de Cades. A rocha simbolizava Cristo, e Cristo não pode ser ferido três vezes. Cristo foi ferido uma única vez, e se tornou uma fonte inesgotável de águas para humanidade, que jorram para a vida eterna. 
A água que saiu da rocha serviu para saciar o povo por um tempo; mas a água que sai da Rocha que é Cristo, sacia todas as nossas necessidades espirituais e jorra para eternidade. Jesus disse à Mulher Samaritana: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna (João, 4.13,14).
Qualidades de Cristo como uma Rocha:
Rocha Perfeita.
Ele é a Rocha cuja obra é perfeita ... (Deut.32.4).

Rocha Incomparável.

Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disso (Deut.32.31).
Rocha Singular.
... Rocha alguma há como o nosso Deus (I Samuel, 2.2).
Rocha Salvadora.
Vinde, cantemos ao SENHOR! Cantemos com júbilo à Rocha da nossa salvação! (Sl.95.1).
Rocha Eterna.
Confia no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é um Rocha eterna (Is.26.4).
Conclusão:
Jesus Cristo é a nossa Rocha inabalável, é Ele quem sacia nossa sede. Ele é a Fonte real que satisfaz todas as nossas necessidades. Não busque outras fontes, pois elas não irão lhe saciar; busque a Fonte Real que é Cristo, só Ele pode saciar a sua sede. Amém! 

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

JESUS NO PENTATEUCO.

O Pentateuco é constituído pelos cinco primeiros livros da Bíblia, escritos por Moisés. Jesus é o Personagem principal da Bíblia, Ele aparece em todos os 66 livros Sagrados, através de símbolos, figuras, tipos e sombras. No Pentateuco, nós vamos perceber algumas aparições e profecias a seu respeito. Sem ter a intenção de mostrar detalhes sobre o que Jesus representa nos símbolos e figuras retratados no Pentateuco, iremos destacar algumas expressões proféticas que apontam para Ele.
* O Descendente da Mulher - 
Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o descendente dela; porquanto, este te ferirá a cabeça, e tu lhe picarás o calcanhar (Gênesis, 3.15).
Esta sentença dada a serpente foi uma profecia que se cumpriu na cruz do Calvário. Na morte de Jesus, Satanás como personificação da serpente feriu Jesus no calcanhar. Porém, Jesus feriu a sua cabeça e deixou a cauda para a igreja esmagar. Paulo disse: E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés ... (Romanos, 16.20).
* Anjo do SENHOR - 
Contudo, o Anjo do SENHOR encontrou Hagar ...
Então o Anjo do SENHOR oriento-a ...
E o Anjo do SENHOR concluiu: ... (Gênesis, 16.7,9,11).
Esta expressão "Anjo do SENHOR", é uma teofania da pessoa de Jesus que aparece em várias partes no Antigo Testamento.
* Cordeiro da Provisão - 
Então, levantou Abraão os seus olhos e olhou, e eis um carneiro detrás dele, travado pelas suas pontas num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar o SENHOR proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá (Gênesis, 22.13,14).
Neste episódio, a obediência de Isaque a Abraão representa Cristo em obediência ao Pai. E o carneiro aponta para Cristo, o Cordeiro providenciado por Deus que foi sacrificado para salvar humanidade.
* Siló - 
Portanto, o cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de sua posteridade, até que venha Siló, aquele a quem o cetro pertence, e a Ele obedeçam a todos os povos da terra! (Gênesis, 49.10).
Quando o texto faz referência a Siló, ele se refere a uma pessoa, e não a um lugar. Mesmo sendo questionado por alguns teólogos, como sendo de difícil tradução, é considerado pela tradição da igreja, como um texto messiânico. Esta profecia cumpriu-se de modo parcial com o rei Davi, e de modo pleno e definitivo, em Jesus Cristo, o Messias. 
* EU SOU - 
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós (Êxodo, 3.14).
Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.
Disseram-lhes, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão? 
Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, EU SOU (João, 8.56-58).
Esta expressão EU SOU, aparece várias vezes no texto sagrado e é usada repetidas vezes pelo próprio Deus. Este termo eu sou, quando falado por Deus, significa dizer: Aquele que é auto existente, que tem vida por si mesmo, a fonte de onde emana a vida. EU SOU na bíblia ficou sendo conhecido como um dos nomes de Deus. Quando Deus chamou Moisés para libertar o seu povo do Egito, Moisés questionou a Deus e perguntou: Quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós (Ex.3.13,14). Deus como EU SOU, estava dizendo a Moisés, aos filhos de Israel, a Faraó e a toda nação do Egito que Ele é auto existente, Soberano e Eterno. Passados os tempos, cerca de 1.400 anos depois do êxodo, vem Jesus Cristo sendo o próprio Deus, e durante o seu ministério Ele se declara várias vezes como EU SOU. Em uma das suas declarações Ele diz:  Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou (João, 8.58).
* A Rocha de Horebe - 
Então, disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas, e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel (Êxodo, 17.5,6). 
... e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo (I Coríntios, 10.4).
Qualidades de Cristo como uma Rocha.
Rocha Perfeita.
Ele é a Rocha cuja obra é perfeita ... (Deut.32.4).
Rocha Singular.
... Rocha alguma há como o nosso Deus (I Samuel, 2.2).
Rocha Salvadora.
Vinde, cantemos ao SENHOR! Cantemos com júbilo à Rocha da nossa salvação! (Sl.95.1).
Rocha Eterna.
Confia no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é um Rocha eterna (Is.26.4).
* A Estrela de Jacó - 
Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas e destruirá todos os filhos de Sete (Números, 24.17).
Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã (Ap.22.16).
Jesus Cristo é a Estrela que veio se destacar em meio a escuridão, e salvar todos os que estão densas trevas. Ele é Estrela da nossa salvação, Ele é a nossa esperança. 
* O Profeta semelhante a Moisés - 
Eis que suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, com tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele (Deut.18.18,19). 
E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o Profeta de Nazaré da Galiléia (Mateus, 21.10,11). 

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

NOMES E TÍTULOS DE JESUS NO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS.

O profeta Isaías é reconhecido pelos renomados teólogos como "o profeta messiânico" pelo destaque das suas profecias a obra redentora do Messias. Jesus Cristo, o enviado de Deus, aparece de forma explicita e implícita no livro de Isaías, mais do que em qualquer outro livro do Antigo Testamento.
Isaías é um profeta que desvenda as plenas dimensões do juízo Divino e da Redenção da humanidade. O livro de Isaías, também é conhecido como a bíblia em miniatura, pelo fato de ter 66 capítulos representando os 66 livros da bíblia. Assim como a bíblia está dividida em duas partes, com 39 livros no A.T. e 27 no N.T. o livro de Isaías também se divide em duas partes, na primeira parte do livro do capítulo 1 ao 39, Isaías trata do juízo de Deus sobre as nações; do capítulo 40 ao 66, o livro trata das consolações, promessas e restaurações. Isaías é o único profeta que fala sobre o nascimento, ministério, sofrimento e morte de Jesus.

* Emanuel - (7.14).

* Maravilhoso -

* Conselheiro -

* Deus Forte -

* Pai da Eternidade -

* Príncipe da Paz - (9.6).

* Renovo - (11.1,2).

* Raiz de Jessé - (11.10).

* Redentor - (19.19,20).

* Rei de Justiça - (32.1,2).

* Servo do SENHOR - (42.1).

* Servo Sublime - (52.13-15).

* Braço do SENHOR - (53.1).

* Homem de dores - (53.3).

* Cordeiro - (53.7).

* Redentor de Sião - (59.19,20).

* Pregador Ungido - (61.1-3).

* Anjo da Presença - (63.9).

* Homem das vestes vermelha - (63.1-6) ; (Ap.19.11-13).

* O Poderoso que tem a chave de Davi - (22.20-22) ; (Ap.3.7).

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

ATÉ QUE VENHA SILÓ.

Portanto, o cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de sua posteridade, até que venha Siló, aquele a quem o cetro pertence, e a Ele obedeçam a todos os povos da terra! (Gênesis, 49.10).
QUEM É SILÓ NA PROFECIA DE JACÓ? 
As declarações feitas por Jacó e registradas no capítulo 49 do livro de Gênesis, são profecias relacionadas as doze tribos de Israel. Essas profecias também são conhecidas como "Bênçãos de Jacó". Quando Jacó fala sobre Judá, ele diz: Judá, teus irmãos o louvarão, tua mão estará sobre a cerviz de teus inimigos; e todos os filhos de teu pai se curvarão reverentemente diante de ti! Judá é como um leão jovem quando ataca e mata sua presa; como um grande leão se assenta, e deita-se como uma forte leoa. Quem tem coragem de perturbá-lo? Portanto, o cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de sua posteridade, até que venha Siló, aquele a quem o cetro pertence, e a Ele obedeçam a todos os povos da terra! (Gênesis, 49.8-10).
Judá como leão, é símbolo de realeza, soberania, poder, justiça e coragem. Judá quando aparece como representante da nação de Israel é retratado como leão (Nm.2.9; Ez.19.1-7; Mq.5.8). O descendente Maior e mais importante de Judá é Jesus Cristo, que é chamado de Leão da tribo de Judá em apocalipse, 5.5. Quando o texto no versículo 10, faz referência a Siló, ele se refere a uma pessoa, e não a um lugar. Mesmo sendo questionado por alguns teólogos, como sendo de difícil tradução, é considerado pela tradição da igreja, como um texto messiânico. Esta profecia cumpriu-se de modo parcial com o rei Davi, e de modo pleno e definitivo, em Jesus Cristo, o Messias. O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de sua posteridade, até que venha Siló (o Messias), aquele a quem o cetro pertence, que vai assumi-lo para sempre. Isto significa dizer que, todos os reis de Israel eram descendentes da tribo de Judá, e a regência do reino nunca se apartou de Judá.
Uma profecia no livro de Ezequiel, 21.25-27; que faz referência a Zedequias, o último rei de Judá, diz que, Zedequias recebe a ordem de tirar a coroa da cabeça porque o domínio sobre Jerusalém será outorgado a quem, de fato, pertence. No capítulo 24, versículo 17 do livro de Números, a profecia de Balaão faz concordância com a profecia de Jacó, quando diz: Eu vejo, mas não agora; eu avisto, mas não de perto. Um rei, como uma estrela poderosa, surgirá de Jacó; um cetro se levantará dentre os filhos de Israel. Ele esmagará as cabeças dos moabitas e aniquilará todos os arrogantes, filhos de Sete!  Esta profecia cumpriu-se em Jesus, quando o anjo disse a Maria: E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de JESUS. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim (Lucas, 1.31-33). 
Glória a Deus! Siló (o Messias) chegou para nos salvar. Ele é o nosso Senhor e Salvador. Ele é o nosso Rei, a quem devemos obediência e temor. Ele tem o cetro real e domina sobre tudo e sobre todos; Ele vive e reina para sempre. Amém! 

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

ELE DESCEU PARA NOS SALVAR.

Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um (Salmos, 53.2,3).

Deus olhou para a terra e não viu um justo sequer, todos pecaram e ficaram corrompidos e separados de Deus. Mas Deus na sua infinita bondade e misericórdia, enviou o seu Filho Jesus Cristo, para nos salvar. O nascimento de Jesus se constitui o maior marco na história da humanidade. Ele desceu para nascer da virgem e mudar a história para sempre.
A encarnação do Verbo de Deus é o maior mistério da história. O Eterno entrou no tempo para mudar o tempo. Aquele que nem o céu dos céus o podia conter, desceu até nós e foi envolto em panos e deitado em uma manjedoura. Sim em uma manjedoura, Ele não nasceu em berço de ouro, no palácio real; não havia lugar para Ele nascer, as maternidades da época não tinha vaga, Ele nasceu entre os animais, em uma manjedoura.
O Rei que se fez servo, o Deus que se fez homem, deixou o esplendor da sua glória e desceu por amor. Tudo isso para nos salvar. Ele desceu das alturas para nos elevar às alturas. Ele se fez filho do homem, para nos fazer filhos de Deus. Ele levou sobre seus ombros a cruz da nossa maldição, para nos dá uma coroa de glória. Ele morreu em nosso lugar para recebermos vida eterna. Ele veio à terra para nos levar ao céu. Ele desceu, para nos fazer subir. Essa é a gloriosa mensagem do Natal.

Feliz Natal para todos!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Um Breve Estudo Sobre o Novo Nascimento.

Na verdade, na verdade te digo que, aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus (João, 3.3).
O novo nascimento ou regeneração, é uma das doutrinas fundamentais do cristianismo. Jesus em seu diálogo com Nicodemos, percebeu que Nicodemos precisava nascer de novo para entrar no Reino de Deus. Nicodemos era mestre bem-conceituado em Israel, um teólogo conhecedor da Torá (Lei de Moisés), membro do sinédrio, e ainda respeitado e reverenciado pelo povo. Mas, todos os seus títulos e status não lhe garantia a entrada no Reino de Deus, ele precisava nascer de novo, ser um novo homem, uma nova criatura, um homem totalmente regenerado pelo poder do Espírito Santo. 
A RAÇA HUMANA NA BÍBLIA, SE DEFINE EM TRÊS PALAVRAS.
Geração       (Gênesis, 5.1).
Degeneração (Romanos, 1.18-32).
Regeneração (Tito, 3.5,6).
O NOVO NASCIMENTO É EFETUADO NA VIDA DO HOMEM SOBRE TRÊS ASPECTOS.

Nascidos pela vontade de Deus.     
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus (João, 1.11-13). 
Nascidos pelo Espírito Santo.         
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito (João, 3.6).
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito (João, 3.8).
Nascidos pela palavra da verdade. 
Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas (Tiago, 1.18).
Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre (I Pedro, 1.23).
AS EVIDÊNCIAS NA VIDA DOS QUE NASCERAM DE NOVO.
Tem um forte desejo pela palavra de Deus. 
Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que provastes que o Senhor é benigno (I Pedro, 2.1-3). 
Vive na prática do amor. 
Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus (I João, 4.7).
Vence o mundo.
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé (I João, 5.4). 
Não vive na prática do pecado. 
Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus (I João, 3.9).
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca (I João, 5.18).  

Conclusão:
Todo cristão verdadeiro deve ter passado pela experiência do novo nascimento. Está experiência é testemunhada por uma vida totalmente transformada. Paulo identifica o novo nascimento na vida dos cristãos em Corinto e diz: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (II Coríntios, 5.17). 

domingo, 23 de dezembro de 2018

A MEIA-NOITE DE DEUS.

Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E, de repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos (Atos, 16.25,26).

Meia-noite na Bíblia é sinônimo da hora de Deus agir. Geralmente é uma hora decisiva, uma hora crucial para algo acontecer. Deus disse a Moisés que a meia-noite passaria no Egito para ferir todos os primogênitos (Ex.11.4,5). Isto não significa dizer que Deus só trabalha e agi de meia-noite, mas é um horário que para os judeus tem um grande significado na história da nação de Israel.
Nós os cristãos, não devemos fazer deste horário um amuleto, passando a acreditar que Deus vai entrar em ação para fazer grandes coisas por nós a meia-noite. É fato que há no texto sagrado, muitos acontecimentos relacionados a ações de Deus a meia-noite. Uma coisa é certa, Deus não dorme nem tosqueneja, Ele está sempre de prontidão para nos socorrer e nos dá vitória.

SETE FATOS NA BÍBLIA QUE ACONTECERAM A MEIA-NOITE:

1- A morte dos primogênitos no Egito.
(Êxodo.11.4;12.29).

2- A vitória de Gideão com os 300 sobre os midianitas.
(Juízes.7.19).

3- Sansão arranca e leva sobre os ombros o portão da cidade de Gaza até o cume do monte.
(Juízes, 16.3).

4- Rute deitou-se aos pés de Boaz, que foi seu remidor.
(Rute.3.8).

5- O poeta se levanta para louvar ao SENHOR.
(Salmos.119.62).

6- Depois de quatorze dias a deriva no mar, surge uma esperança para Paulo e 276 homens.
(Atos.27.27,37).

7- O noivo chegou para as bodas.
(Mateus.25.6).

Jesus nos disse para ficarmos atentos, porque Ele pode vir a qualquer momento.