segunda-feira, 1 de maio de 2017

UMA GERAÇÃO SEM CONHECIMENTO DO SENHOR

Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do SENHOR, da idade de cento e dez anos. E sepultaram-no no termo da sua herdade, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte Gaás. Depois que toda aquela geração morreu e foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia do SENHOR, nem tampouco os grandes feitos do SENHOR em benefício do povo de Israel (Juízes, 2.8-10).

A geração de Josué conhecia Deus, testemunhou seus feitos poderosos no Egito e no deserto, apesar de não ser perfeita, todavia servia ao SENHOR. A geração seguinte, por outro lado, se caracterizou pela ignorância de Deus e dos seus feitos em favor de Israel no passado. Fica evidente, portanto, que a geração de Josué falhou por não disciplinar nem instruir seus filhos conforme o SENHOR havia ordenado (Dt. 6.6-9). 
É de responsabilidade da geração atual instruir e transmitir os princípios da Lei do SENHOR e procurar se exemplo de vida na pratica da palavra de Deus. A grande problemática da geração atual é a falta de paradigma, que sirva de modelo e inspiração a ser seguido.

QUATRO PERGUNTAS PARA NOSSA ATUAL GERAÇÃO.

* QUE TIPO DE LEGADO ESTAMOS DEIXANDO PARA OS NOSSOS FILHOS, OU FUTURAS GERAÇÕES?

* SERÁ QUE ESTAMOS MANTENDO A ORTODOXIA DA PALAVRA DE DEUS PARA QUE SEJA SEGUIDA PELAS FUTURAS GERAÇÕES?

* QUAIS EXEMPLOS DE VIDA ESTAMOS DEIXANDO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES?

* QUE TIPO DE MODELO, PRINCÍPIOS E VALORES ESTAMOS TRANSMITINDO PARA NOSSOS FILHOS E FUTURAS GERAÇÕES?

Infelizmente, estamos vendo uma geração que não busca ao SENHOR, sem temor a Deus e sem respeito ao próximo. Estamos vendo uma geração de pessoas egoístas e orgulhosas que não aceitam serem disciplinadas.
No livro de provérbios está escrito: Há uma geração cujos olhos são altivos e cujas pálpebras são levantadas para cima (Pv.30.13). O fato é que estamos vendo uma geração perdendo seus valores, muitos estão removendo os marcos antigos, abandonando os princípios da palavra de Deus e desprezando os bons exemplos a serem seguidos. 
A geração atual esta tendo dificuldades de encontrar um bom referencial e exemplo a ser seguido. Os homens nos quais a geração atual deveriam se inspirar estão deixando a desejar, infelizmente a falta de paradigma, modelo a ser seguido está em extinção.  
Há uma pergunta que não quer calar: O que será e como será as futuras gerações? Pense nisso.

CONCLUSÃO: 
A nossa busca pelo conhecimento do Senhor deve ser constante e progressiva, está escrito: Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR ... (Oséias, 6.3). A falta do conhecimento em relação a Deus e a sua palavra, tem levado muitos à destruição. Assim está escrito: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento ... (Oséias, 4.6). A nossa sociedade está cheia de ego e vazia de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário